Cotidiano

Insultos e xingamentos dominam debate entre João Leite e Kalil

BELO HORIZONTE – A proximidade do dia da eleição e a variação nas pesquisas acirraram ainda mais a disputa pelo segundo turno em Belo Horizonte (MG) O clima do embate entre Alexandre Kalil (PHS) e João Leite (PSDB) está mais tenso, nervoso e com troca de xingamentos. Propostas para administrar a cidade foram para o segundo plano. Foi o que se viu na noite desta terça-feira, no debate entre os dois, promovido pela TV Alterosa/SBT.

João Leite, que liderou quase toda a campanha e agora vê o adversário ultrapassá-lo numericamente – mas na margem do empate técnico – levou para o estúdio uma ex-funcionária de Kalil, que aparece no programa do tucano acusando o adversário de reter dinheiro de seu FGTS. Kalil disse não conhecê-la, que nunca trocou três palavras com ela e que, de sua funcionária, a “Justiça cuida”. Ela acionou a Justiça do Trabalho. Sentada ao lado de assessores no estúdio, a funcionária levantava a mão a toda citação a seu respeito feito por João Leite. O objetivo era desestabilizar o adversário.

As acusações mútuas dominaram o debate. Kalil chamou o adversário de “mentiroso”, “malandrão” e até “pidão”. Ele disse que o tucano tem um “palácio” em Orlando, nos Estados Unidos – onde está a Disney – e tem que como vizinho à direita, o Pluto, e às esquerda, o Mickey.

João Leite lembrou que Kalil já foi condenado a três anos e seis meses por não pagar direitos trabalhistas de seus funcionários, de ter faturado, com suas empresas, R$ 50 milhões da Prefeitura de Belo Horizonte nos últimos anos, e que oculta patrimônio, comete falsidade ideológica e levagem de dinheiro.

? Você só colocou calção (de jogador) e gravata (de deputado) na vida. Nunca trabalhou ? disse Kalil.

? Fui durante 17 anos e meio goleiro do Atlético. Fui reconhecido pelo pai dele, quando o São Paulo quis me contratar e o pai dele não deixou. Tinha contratos de chuteira e de luvas. Respeite quem jogou no Atlético ? rebateu João Leite.

? Era goleiro do meu pai, mas foi no meu escritório pedir dinheiro para casar, em 79, 80 ou 81. Gostava de dinheiro esse menino. Era pidão ?afirmou Kalil.

?Você foi cartola (ex-presidente do Atlétiico) dos piores. Minha vida é honrada. Quem trabalha para mim recebe ? disse João Leite.

A troca de ofensas continuou. Kalil provocou o adversário e afirmou que leu nos jornais que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) estaria seguindo para Belo Horizonte para “salvar” sua candidatura.

? Dizem que ele está vindo do Rio, onde ele mora, na Vieira Souto, salvar sua campanha. Na condição de investigado na Lava-Jato você acha que o povo mineiro vai recebê-lo? – perguntou Kalil, se referindo a citação feita ao senador pelo ex-senador petista Delcídio do Amaral (MS).

João Leite defendeu o correligionário.

? Você cita essas informações da esgotosfera, mas nada de concreto. Diferentemente de você que está condenado a cadeia. O Aécio vai se defender ? disse o tucano.

? Tô condenado, mas estou recorrendo. E tô condenado porque não paguei imposto. Não levei dinheiro de ninguém. Não paguei previdência ? disse Kalil.

? O que vc fez foi pegar dinheiro de aposentados e colocou no bolso. Esse dinheiro pertence à família do trabalhador – rebateu João Leite, que disse ainda que, na Operação Acrônimo, que investiga o governador mineiro, Fernando Pimentel, do PT, irá atingir Paulo Lamac, vice de Kalil e ex-deputado do PT. Hoje, Lamac está na Rede.

Kalil defendeu o companheiro de chapa, disse que é mais honesto que o tucano e que não há qualquer citação a ele. Sentado no estúdio, Lamac, durante o intervalo, atacou João Leite.

? Volta para o esgoto ? disse Lamac.

No final do programa, em entrevista, o tucano reafirmou que o nome de Lamac irá aparecer nas investigações.

? Aguardem para vocês verem.