Cotidiano

Insultos a imigrante em bonde de Manchester deixam passageiros apreensivos

MANCHESTER — A polícia britânica confirmou um incidente xenófobo em um bonde em Manchester na manhã desta terça-feira, registrado em vídeo e divulgado nas redes sociais. Nas imagens, dois jovens pedem aos gritos que um imigrante saia do bonde. O bate-boca causou apreensão entre os passageiros.

— Seja deportado. Saia do bonde agora. Cara, eu vou destruí-lo — ameaçou um dos jovens na parte de trás do veículo, usando um boné e com uma garrafa de cerveja na mão. — Volte para a África.

O imigrante, então, desafia o jovem, e o chama de ignorante.

— Quantos anos você tem? 18? 19? Estou aqui há mais tempo que você — disse. — Você é extremamente ignorante. Você não é muito inteligente. Sabia disso? Vídeo xenofobia

Logo depois, outro jovem interfere na discussão e também pede a saída do homem.

— Eu vou tirá-lo do bonde agora — afirmou.

Alguns passageiros pediram calma. Enquanto os jovens desciam do veículo, uma mulher chamou-os de “desgraça para o Reino Unido”.

De acordo com o canal Channel 4 News, a polícia classificou o episódio de “uma mostra repugnante de abuso que não tem espaço na sociedade” e pediu para as pessoas ajudarem no reconhecimento dos jovens.

Desde a vitória do Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) em referendo na última quinta-feira, o país já registrou mais de cem episódios de xenofobia, segundo o jornal “Independent”.

São casos de insultos e crimes de ódio registrados em todo o país e que já preocupam o governo britânico. Muitos dos agressores mencionaram explicitamente a decisão do país de deixar a União Europeia.