Policial

Instrutor da SWAT ministra aula para policiais e agentes

O objetivo foi demonstrar técnicas de abordagem, algemagem e imobilização de forma segura e efetiva

Cascavel – Internacionalmente conceituado por criar técnicas efetivas de imobilização policial, Marcos Do Val ministrou uma palestra na noite de ontem, no Teatro Municipal de Cascavel. Antes, porém, na parte da amanhã, ele deu uma aula a profissionais da área de segurança pública sobre como agir em situações de resistência por parte de pessoas abordadas durante ações policiais.

O objetivo foi demonstrar técnicas de abordagem, algemagem e imobilização de forma segura e efetiva. Participaram da aula militares do Pelotão de Choque e de outros setores do 6º BPM (Batalhão de Polícia Militar), policiais de Corbélia e do Batalhão de Polícia Rodoviária e agentes do Sistema Penitenciário Federal.

Do Val ressaltou que o constante aperfeiçoamento de agentes de segurança é de suma importante para que o policial esteja sempre preparado para atuar em diversas situações. “O trabalho policial no Brasil, como no mundo inteiro, é um trabalho bem difícil. Então, quanto mais treinamento, mais capaz ele vai estar para exercer a função, mais técnico ele vai ser e menos vai precisar utilizar a arma de fogo”, explicou.

Instrutor da SWAT – força de elite da polícia norte-americana -, Do Val traçou um paralelo sobre trabalho realizado pelas polícias do Brasil e dos Estados Unidos. Segundo ele, em seu país o treinamento de profissionais é tido como prioridade. “O policial que pede licença para treinar sempre é autorizado. O policial que está sempre treinado, está apto a prestar sempre um serviço melhor para a sociedade”.

DANOS MÍNIMOS

Para o tenente Felipe Malheiros, do Pelotão de Choque, manter os policiais sempre atualizados e preparados para agir é essencial para garantir a segurança, tanto para ele quanto par o indivíduo abordado. “O policial tem que ter habilidade para imobilizar uma pessoa que apresente resistência, aplicar a força de forma técnica para minimizar os danos”, ressaltou.

Malheiros citou uma ocorrência na semana passada, na qual o Choque foi chamado para conter um indivíduo em surto. “O Choque foi acionado justamente por ter uma gama maior de materiais não letais a serem empregados para neutralizar o indivíduo. Na ocasião, os policiais utilizaram armas de choque e granadas de gás lacrimogêneo para imobilizar o indivíduo, que não sofreu nenhuma lesão”, ressaltou.