Política

Instrumento de gestão

"Sem organização é impossível administrar uma cidade como Cascavel, com 320 mil habitante e uma área urbana extremamente grande, assim como a área rural. É uma cidade com muitas demandas, muitas expectativas diferentes. (…) Tem uma comunidade presente, uma imprensa muito forte e uma qualidade de vida que dia a dia precisa ser melhorada".

A declaração do prefeito Leonaldo Paranhos aconteceu durante reunião da "Equipe Matricial" do Programa Território Cidadão, na manhã de hoje, no auditório do Paço Municipal, quando foram repassados e definidos os detalhes finais para a instalação do Território Cidadão – IV (Guarujá/XIV de Novembro) que acontecerá amanhã, às 9h.

De acordo com o prefeito, o "fracionamento dos territórios que divide a cidade em 12 regiões, unindo alguns bairros e comunidades é uma metodologia para administrar". Segundo Paranhos, na cadeira de prefeito ou os secretários em seus gabinetes "é muito difícil dimensionar a expectativa de toda cidade; esta é uma ferramenta utilizada na Europa e em outras cidades do mundo que é uma maneira do Poder Público estar presente e próximo das demandas, conhecer estas demandas e, principalmente, fazer com que a população saiba que o prefeito, os secretários e o servidor público sabe da existência daquela demanda".

Empenho de todos

O prefeito cobrou empenho de todos os envolvidos no programa para que o maior número de soluções sejam apresentadas frente as demandas levantadas pelo Território Cidadão. "Vamos resolver todas? Acho que não. Mas, podemos conhecer todas. Vamos resolver todas [as demandas] no momento da instalação do Território? Não, mas é possível resolver várias", pontuou Paranhos, lembrando que são ações que podem ser feitas durante a semana, durante o mês, durante o ano, durante um mandato e algumas que vamos deixar a informação que ela precisa ser feita em algum momento". O levantamento das informações referente a área de um determinado território, continuou o prefeito, "não é do Paranhos, mas do Município; o Território é uma ferramenta fantástica para conhecer a nossa cidade e os nossos problemas".

490 demandas

José Carlos da Costa, o Cocão, gestor do Território Cidadão, repassou ao prefeito o levantamento feito nos últimos 15 dias de trabalho no território Guarujá/XIV de Novembro, com 490 demandas apontadas. O Território IV envolve os loteamentos Sol Nascente, Quebec, Cruzeiro do Sul, Esplanada e Montreal, com cerca de 22 mil habitantes. "Muitas das demandas são simples como roçadas, operações tapa-buracos, sinalização de vias e limpezas de bocas-de-lobo, por exemplo. E tem outras mais complexas como construção de Cmei e Capela Mortuária", enumerou Cocão.