Cotidiano

Instituto Moreira Salles constrói sede na Avenida Paulista

IMS_ 1.jpgSÃO PAULO – Um prédio de sete andares no número 2.424 da Avenida Paulista, entre as ruas Bela Cintra e Consolação, abrigará a nova sede do Instituto Moreira Salles em São Paulo. O antigo endereço do centro cultural, na rua Piauí, 844, em Higienópolis, será desativado depois de quase 21 anos de funcionamento. A inauguração do novo espaço ? com auditório, biblioteca, salas de aula, café e restaurante, além de 1,2 mil m² de área expositiva divididos em três andares ? está prevista para 25 de julho de 2017. Foram investidos R$ 80 milhões na construção.

Entre as primeiras exposições programadas, o destaque é a videoinstalação ?The clock? (2010), que valeu ao artista suíço-americano Christian Marclay o Leão de Ouro na Bienal de Veneza de 2011. A obra é uma experiência cinematográfica com duração de 24 horas, composta por trechos de filmes icônicos da história do cinema mostrando imagens de relógios, tudo em sincronia com o tempo real.

Com foco na preservação e divulgação da fotografia, o IMS Paulista, diferentemente da sede carioca, não terá acervo técnico. Em compensação, a biblioteca comportará coleções de livros e revistas especializados. Inicialmente, serão de 9 mil a 10 mil volumes, podendo chegar até 30 mil. Entre as coleções à disposição para consulta direta do público estão as doadas pela família de Thomas Farkas (1924-2011) e as dos fotógrafos Stefania Bril, Paulo Leite e Iatã Cannabrava.

? Não teremos um grama de acervo ? disse Flavio Pinheiro, superintendente do IMS, durante a apresentação do prédio, na manhã de ontem, em São Paulo. ? Vai ser um espaço totalmente voltado para o público.

Lorenzo Mammì, que será diretor do IMS Paulista, disse que a curadoria vai se basear em quatro pontos: a manutenção da fotografia como principal objeto do centro cultural, o investimento na realização de exposições próprias, a articulação para diferentes usos do museu e a integração com o entorno territorial onde a nova sede estará instalada:

? Isso é fundamental em um espaço tão rico e tão diverso da cidade ? defendeu Pinheiro.

Kleber Mendonça Filho, diretor de ?Aquarius?, será o responsável pela programação das salas de cinema do IMS, no Rio e em São Paulo. Mendonça deu palpites na concepção do auditório de 140 lugares que servirá como sala de cinema.

? Kleber vai trazer a sua experiência como programador da sala da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife. Contratamos não o cineasta, mas o cinéfilo ? disse Pinheiro. ? A programação estará voltada para a formação de público.