Cotidiano

Instituto fala sobre reabertura da UTI

Laranjeiras do Sul – A convite do vereador Junior Gurtat, o Instituto São José, representado pelo seu presidente, o médico Marcio Marreiros, participou na noite de segunda-feira (9) da sessão ordinária da Câmara de Laranjeiras do Sul. Na oportunidade, Marcio destacou o andamento da reabertura da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Laranjeiras do Sul.

De acordo com ele, o valor para a compra dos equipamentos já foi depositado pelo governo do Estado e está em processo de licitação.

No entanto, Marcio deixou bem claro para todos que participavam da sessão que a UTI só reabrirá as portas quando tiver depositado na conta do Instituto o valor necessário para custear a unidade durante os primeiros meses. Esses recursos já foram pleiteados ao Ministério da Saúde, inclusive com a aprovação do Conselho Municipal de Saúde e da 5º Regional de Saúde, mas o processo ainda está em trâmite. “Os recursos que nós solicitamos para custeio inicial da UTI giram em torno de R$ 950 mil, até que as diárias administrativas e o HospSUS [Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS Paraná] sejam efetivamente repassados pelo Estado, o que demora em torno de três meses a partir da abertura. Enquanto esse recurso não for disponibilizado, a abertura da UTI não se concretizará. Nós queremos reabri-la, sim, mas queremos que ela continue funcionando e que não ocorra o que aconteceu no passado de termos que fechá-la em um prazo tão curto como aconteceu”, explica Marcio Marreiros.

Participou também da sessão o secretário de Saúde de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari, que explanou sobre a UTI e respondeu os questionamentos dos vereadores sobre o assunto.