Economia

INSS retoma prova de vida; veja calendário

A prova de vida para os aposentados do INSS pode ser feita pela internet, pelos aplicativos “Meu Inss” e “Meu gov.br” e no banco em que a pessoa recebe o benefício

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Enquanto aposentados e pensionistas do INSS têm que voltar a fazer a chamada “prova de vida” neste mês, mesmo em meio à pandemia, os servidores públicos aposentados ganharam mais prazo para realizar o mesmo recadastramento.

Desde março do ano passado, tanto os aposentados e pensionistas do INSS quanto os segurados do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) – do funcionalismo público federal – estavam dispensados de realizar a prova de vida anual no mês de aniversário. Embora o sistema de prova de vida tenha permanecido aberto, o governo deixou de bloquear os pagamentos de quem não realizou o processo.

No último dia 13 o INSS avisou que vai retomar o bloqueio de benefícios de aposentados e pensionistas que não fizeram prova de vida. Para os servidores, no entanto, a regra será mais flexível.

A prova de vida para os aposentados do INSS pode ser feita pela internet, pelos aplicativos “Meu Inss” e “Meu gov.br” e no banco em que a pessoa recebe o benefício.

 

Confira o calendário:

Prazo original                              novo prazo

março e abril/2020                        junho/2021

maio e junho/2020                        julho/2021

julho e agosto/2020                      agosto/2021

setembro e outubro/2020             setembro/2021

novembro e dezembro/2020         outubro/2021

janeiro e fevereiro/2021                novembro/2021

março e abril/2021                        dezembro/2021