Cotidiano

INSS: 82% dos peritos aderem à força-tarefa que revisará benefícios

2010012869468.jpg

BRASÍLIA – Cerca de 82% dos peritos do INSS aderiram à força-tarefa criada pelo governo para rever 530 mil auxílios-doença e 1,1 milhão de aposentadorias por invalidez, segundo balanço parcial do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). Os profissionais receberão R$ 40 por perícia realizada dentro do pente-fino, que deverá começar em setembro.

O prazo para adesão terminou ontem. O balanço parcial do governo reúne dados de 82 mil agências do INSS, de um total de 104 mil, que já confirmaram a adesão de 2.052 médicos peritos. Ao todo, existem cerca de 2,5 mil profissionais atuantes no país.

Com a adesão superior a 80%, o governo prevê que as primeiras convocações de beneficiários para a revisão ocorram no início de setembro, por meio de cartas registradas enviadas pelos Correios. O pente-fino começará pelos auxílios-doença. Estão na mira da revisão todos que não passaram por perícia do INSS há mais de dois anos.

Mais de 99% dos auxílios-doença sob suspeita foram concedidos por decisão judicial, segundo reportagem publicada nesta sexta-feira pelo GLOBO. Para o secretário executivo do MDSA, Alberto Beltrame, em algum momento o INSS negligenciou as perícias dos benefícios determinados pela Justiça, fazendo com que haja o estoque atual, que agora será revisto.