Cotidiano

Inspiração para o trabalho voluntário

Conciliar compromissos individuais do dia a dia com algo de bom ao próximo é privilégio de voluntários que transformam o tempo em momentos que não há valores que os pagam.

Embora Cascavel não conte mais com o centro responsável pelo cadastro daqueles que se enquadram nesse perfil, há quem por conta própria encontre uma forma de colaborar.

A Uopeccan (União Oeste Paranaense de Estudo e Combate ao Câncer) até o mês de março deste ano contava com 209 voluntários cadastrados.

Parte das ações que eles realizam em benefício da instituição é coordenada por pessoas que servem de exemplo para os gestos de solidariedade.

Lurdes Woiciechoksi é uma delas. Integrante da LFCC (Legião Feminina de Combate ao Câncer) há nove anos, ela comenta sobre a mudança na percepção do voluntariado e fica feliz com o que tem visto.

“A gente percebe uma conscientização de pessoas mais jovens. Antes os aposentados eram os mais interessados e isso mudou”, afirma.

Os esforços dos voluntários somaram 16 mil horas de trabalho no ano passado e entre os resultados estão os sorrisos de pacientes.

“A LFCC organiza festas em datas comemorativas a exemplo da última festa junina em que contamos com grupo de voluntários de Dois Vizinhos para a animação”, destaca Lurdes.

Gestos como esses também são levados ao Albergue Noturno André Luiz em Cascavel. Apesar de a entidade manter as atividades com trabalho de funcionários e dos próprios acolhidos, visitas de quem quer colaborar são bem vidas.

“Isso ocorre principalmente em datas comemorativa e voluntários realizam algum tipo de ação no albergue”, comenta a coordenadora, Luciane Alves da Costa.

Diminuição

Para o Recanto da Criança o fechamento do CVC (Centro de Voluntários de Cascavel) trouxe um impacto maior já que a equipe era responsável por encaminhamentos de pessoas interessadas em ajudar a entidade.

Atualmente um pequeno grupo segue com serviços voluntários. Quem tiver interesse em conhecer melhor o Recanto e auxiliar, sobretudo, com aulas e atividades por meio de projetos pode entrar em contato com a diretoria.

Perucas de lã

A dedicação com um projeto que resgata a autoestima de pacientes com câncer para que possam enfrentar o tratamento com menos sofrimento hoje se estendeu a uma iniciativa para crianças com a doença.

Simone Sarolli Braga Côrtes é quem teve a ideia do Amor em fios – Kids e reuniu um grupo de voluntárias para a confecção de perucas de lã para os pequenos pacientes da Uopeccan e de outras instituições do Estado.

“As crianças querem muito as perucas e as recebem como o verdadeiro cabelo. É algo que realmente mexe com a autoestima e faz o bem a elas. A mãe de uma paciente comentou que a filha não quer mais ficar sem”, comemora Simone.

Já são mais de 20 voluntários envolvidos nessa corrente do bem com a produção de perucas, toucas e lenços. “Nossa intenção é disseminar esse projeto para que também seja bem aceito em outras cidades”, ressalta Simone.

Cortes de cabelo

Desde que investiu na Escola Molina – Formação de Profissionais, Everson Molina, teve a iniciativa junto com os alunos de ajudar entidades sociais e grupos de pessoas carentes em Cascavel.

“Duas vezes na semana realizamos cortes de cabelos gratuitos para crianças, adultos e idosos em diferentes locais na cidade”, comenta. Recentemente a Comunidade Terapêutica Molivi recebeu a visita dos cabeleireiros.

“É uma forma de fazemos o bem e também dos nossos alunos adquirirem ainda mais prática na profissão”, afirma o professor.