Variedades

Inscrições para Prêmio Sesc de Literatura continuam abertas até dia 19 de fevereiro

Obras ainda não publicadas podem ser inscritas nas categorias Romance e Conto

Inscrições para Prêmio Sesc de Literatura continuam abertas até dia 19 de fevereiro

As inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes do País e consagrado na distinção de escritores inéditos, seguem abertas até 19 de fevereiro. Obras ainda não publicadas podem ser inscritas nas categorias Romance e Conto. Os interessados devem concluir o processo de inscrição, que é gratuito e online, pelo site. O regulamento completo pode ser acessado em http://www.sesc.com.br/premiosesc.

Ao oferecer oportunidades aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura impulsiona a renovação no panorama literário brasileiro e enriquece a cultura nacional. Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares.

Desde a sua criação, em 2003, mais de 16 mil livros foram inscritos e 31 novos autores foram revelados.

A parceria com a editora Record contribui para a credibilidade e a visibilidade do projeto, pois insere os livros na cadeia produtiva do mercado livreiro. “Vamos para mais um ano. Agora a 18ª edição. Apesar de estarmos ainda na pandemia, seguimos fortes com todo o processo e planejamento para revelar novos escritores. A premiação foi criada em 2003 e se consolidou como a principal do País para autores iniciantes. No ano passado, foram inscritos 1.358 livros, sendo 692 romances e 666 contos” explica o analista de Literatura do Departamento Nacional do Sesc, Henrique Rodrigues.

O processo de curadoria e seleção das obras é criterioso e democrático. Os livros são inscritos pela internet, gratuitamente, protegidos por pseudônimos. Isso impede que os avaliadores reconheçam os reais autores, evitando qualquer favorecimento. Os romances e os contos são avaliados por escritores profissionais renomados, que selecionam as obras vencedoras pelo critério da qualidade literária.

Vencedores 2020

No ano passado, os vencedores foram Caê Guimarães, do Espírito Santo, na categoria Romance, por “Encontro você no oitavo round”, e Tônio Caetano, do Rio Grande do Sul, na categoria Conto, por “Terra nos Cabelos”, reafirmando o aspecto de diversidade do projeto em descobrir talentos de todo o País.

Em 17 anos de prêmio, diversos autores foram descobertos e se consolidaram na literatura nacional, graças ao incentivo da instituição, entre eles Juliana Leite, Rafael Gallo, Luisa Geisler, André de Leones, Franklin Carvalho, Sheyla Smanioto e Lucia Bettencourt.