Cotidiano

Inscrições para intercâmbio na Itália já estão abertas

Acadêmicos de todos os cursos podem participar

Ter tudo programado faz toda a diferença para quem quer fazer um intercâmbio, por isso, o Centro Universitário de Cascavel – Univel, já está organizando viagem para a Itália que será de 08 a 19 de janeiro de 2018. Os alunos podem se inscrever para o Curso de Italiano Jurídico, Curso Prático e Teórico de Gastronomia Italiana e o Curso de Artes. Os cursos são oferecidos por meio do laboratório de língua e cultura italiana Edulingua, que fica na cidade de San Severino, na região de Marche.

As aulas, serão na sede da escola e o valor aproximado do pacote é de 898 euros, inclui alojamento na escola, passeios culturais, internet, eventos, entre outros benefícios. A professora do curso de Direito, Elizabet Leal, explica que o intercâmbio é aberto para todas as áreas, "Acadêmicos de todos os cursos podem participar, mas, ter conhecimento da língua italiana é um diferencial, já que toda a informação vai ser em italiano". Os estudantes terão uma conotação jurídica, baseada em direitos humanos, um ramo do Direito que interessa a todas as demais áreas, então, o foco das palestras que eles terão com professores italianos, será voltado basicamente para o direito internacional e os direitos humanos. Um dos destaques é o curso de 54 horas, com um seminário de aprofundamento jurídico, em parceria com a Universidade de Macerata, que é referência em Economia e Direito. A professora Elizabet ressalta que nas palestras jurídicas, o aluno terá a possibilidade de ter intérpretes para o português, mas, o objetivo é fortalecer outra língua, "No Direito, se o aluno vai fazer um mestrado, um doutorado, ou mesmo pretende fazer cursos de formação fora do país, a Itália é uma boa referência, não só com conhecimento do dia a dia, da sala de aula, mas, para abrir horizontes com a oportunidade de conhecer novas culturas".

O intercâmbio de Gastronomia será de 40 horas, com aula prática e teórica. Os alunos serão qualificados para preparar pratos de entrada, aperitivos, massas, pizzas e doces. A professora explica que os estudantes farão degustação de comidas e vinhos, além de quatro excursões em cantinas e adegas italianas. "Quem for, vai ter uma ótima base da culinária italiana, é uma excelente oportunidade para ter qualificação com grandes profissionais da Itália", ressalta.

O curso de Artes será voltado para a arte medieval renascentista, com 20 horas da história da arte italiana, com foco no estilo romano, gótico e renascentista. Os intercambistas vão participar do laboratório prático de técnicas de afresco e 20 horas de história da arte e língua italiana no estilo renascentista e barroco, com laboratório prático dessas técnicas. "O curso é voltado para aprender a entender e apreciar a beleza da arte e da língua italiana", conclui Elizabet. As inscrições podem ser feitas no site www.edulingua.it. Mais informações pelo e-mail, elizabet @univel.br.