Cotidiano

Inscrições para cursos técnicos começam nesta segunda-feira

Os cadastros devem ser realizados nas próprias unidades escolares ofertantes

Curitiba – Iniciaram nesta segunda-feira (16) e prosseguem até a próxima sexta-feira (20), as inscrições para os cursos técnicos em nível médio oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação. Os cadastros devem ser realizados nas próprias unidades escolares ofertantes.

As inscrições podem ser feitas por meio da internet apenas em Ceeps (Centros Estaduais de Educação Profissional) e em Colégios Agrícolas Estaduais. A Secretaria da Educação oferta gratuitamente 61 cursos técnicos profissionalizantes em 353 estabelecimentos de ensino, em 183 cidades.

“Temos uma ampla oferta de cursos técnicos gratuitos na rede estadual de ensino para que os nossos estudantes tenham a oportunidade de obter a formação profissional de qualidade e sem custos”, disse a secretária de estado da Educação, professora Ana Seres.

Os cursos na rede estadual estão disponíveis em diferentes modalidades para atender toda a comunidade paranaense de diferentes faixas etárias. Para os alunos que estão ingressando no ensino médio, com idade entre 14 e 15 anos, os cursos são oferecidos integrados às disciplinas da base nacional comum. Para quem já concluiu o ensino médio, com idade acima de 17 anos, a formação é na modalidade subsequente ou concomitante.

Para quem não teve a oportunidade de fazer o ensino médio, mas deseja obter uma formação técnica, a Secretaria oferece cursos na modalidade EJA (Educação para Jovens e Adultos (EJA), na qual os alunos com mais de 18 anos estudam as disciplinas técnicas aliadas às disciplinas da base nacional comum, concluindo assim o ensino técnico e médio ao mesmo tempo.

Além das escolas regulares que ofertam cursos técnicos, a rede estadual conta com 19 centros estaduais especializados no ensino profissional. Estas unidades oferecem dormitórios, salas de estudo, refeitórios, auditórios, laboratórios específicos, bibliotecas e ginásios esportivos, acervo bibliográfico próprio para os cursos ofertados, além dos equipamentos para aulas práticas.

Confira os cursos disponíveis em sua região no site da Secretaria de Educação.