Cotidiano

Inscrições do Prouni estão abertas, com mais de 214 mil bolsas

RIO – O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), com a oferta de 214 mil bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior de todo o país. Trata-se da primeira edição de 2017. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do programa, utilizando senha e número de inscrição no Enem de 2016. O prazo termina às 23h59 do próximo dia 3 de fevereiro, sexta-feira.

Links Prouni

O Prouni é uma alternativa para quem não conseguiu ser aprovado numa faculdade pública. Para divulgar todas as oportunidades oferecidas pelo programa, há uma página na qual os candidatos podem pesquisar por nome do curso, instituição de ensino ou município.

Por meio do Prouni, o estudante pode obter bolsas de acordo com os seus resultados no Enem de 2016, levando sempre em conta a renda familiar do interessado. As inscrições são exclusivas para quem cursou todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista na rede privada.

Entre as bolsas do programa, 103.719 são integrais e 110.391 são parciais, sendo que o governo federal, por meio do Ministério da Educação, arca com 50% das mensalidades. Apenas os candidatos com renda bruta mensal de até 1,5 salário mínimo têm direito a bolsas integrais. Aqueles com renda de até 3 salários podem pleitear bolsas parciais.