Educação

Inovação na agricultura: curso on-line ensina sobre multiplicação on farm 

O curso promovido pelo grupo Bioinsumos Brasil tem como propósito ajudar produtores rurais que desejam aprender sobre a prática de produzir bioinsumos em suas propriedades

Inovação na agricultura: curso on-line ensina sobre multiplicação on farm 

O Centro Universitário de Cascavel – Univel foi palco do lançamento do curso on-line sobre bioinsumos, insumos biológicos de origem animal, vegetal ou microbiana, que contribuem para o desenvolvimento da produção agropecuária e dos sistemas de produção aquáticos ou florestais. O curso tem o objetivo de ensinar sobre multiplicação on farm, termo em inglês que significa “na propriedade”, no qual o produtor aprende a multiplicar microrganismos, bactérias e fungos que auxiliam no controle de doenças e pragas na agricultura. “Diante desse novo cenário de pandemia, decidimos fazer um curso on-line, para que conseguíssemos aproximar o produtor dessa nova técnica. O curso é da Bioinsumos Brasil, onde, além das aulas on-line, nós também acompanhamos o produtor durante uma safra, oferecendo todo o suporte necessário de como proceder. As pessoas podem alcançar resultados muito positivos para suas propriedades, partindo do ponto de vista financeiro e também ambiental”, explica um dos idealizadores do projeto e produtor rural Juliano Cavalca.

O projeto tem o propósito de democratizar o conhecimento através de um curso que traga desde aspectos legais e técnico-científicos até o manejo prático dos bioinsumos com construção de uma biofábrica dentro da propriedade com todos os dados técnicos, ferramentas, maquinários e insumos necessários para que o produtor possa multiplicar agrobiológicos on farm, e, assim, desenvolver uma lavoura mais sustentável e fazer uso de forma efetiva de bioinsumos na sua lavoura.

Para Brener Magnabosco Marra, engenheiro agrônomo e que também faz parte do projeto, o foco do curso é capacitar, produzir, gerar e fornecer informações úteis, práticas, especialmente para os produtores rurais que produzem bioinsumos em suas propriedades. “O agronegócio no Brasil é umas das maiores cadeias produtivas, portanto, tem um impacto imenso, sobretudo na região onde nós estamos, assim como outras cadeias econômicas, o agronegócio também precisa de matéria prima, de insumos e o que nós estamos discutindo é que essa matéria-prima está mais barata, disponível e acessível para o produtor produzir. Agradecemos a Univel por todo o apoio no lançamento do projeto”, afirma Brener. Para saber mais sobre o curso acesse: www.bioinsumosbrasil.com.br/bioinsumos.