Cotidiano

Inmet emite alerta de tempestade; ciclone está previsto para o fim de semana

Os ventos podem atingir entre 60 - 100 km/h

Foto: Celso Dias
Foto: Celso Dias

Um novo alerta de tempestade para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi emitido nesta quarta-feira (16) pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O aviso está vigente até às 23h58.

Estão previstos entre 30 e 60 mm de chuva com ventos entre 60-100 km/h além de queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Áreas que podem ser atingidas

Região Metropolitana de Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense, Planalto Norte Catarinense.

 

Ciclone provoca vento forte no fim de semana

No próximo sábado (19) teremos a atuação de uma área de baixa pressão que se estende desde o norte do Paraguai até a região do Estuário do Prata. Ainda no sábado esse sistema de baixas pressões provoca vento moderado a forte no Pantanal, no sul e oeste de Mato Grosso do Sul , no oeste do Paraná e de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, com rajadas chegando a 70km/h no Rio Grande do Sul.

Entre o sábado e o domingo, o centro de baixas pressões mais ao Sul, sobre o Estuário da Prata, se intensifica e dá origem a um ciclone extratropical (ciclogênese).

 

ciclone

 

No domingo, 20 de dezembro, o ciclone se intensifica ao largo do Estuário da Prata e provoca vento muito forte na região, com rajadas entre 90 e 110km/h. Ainda no domingo(20), o vento é forte também no sul e leste do Rio Grande do Sul, com rajadas entre 70 e 90km/h. Nas demais áreas gaúchas, o vento é moderado a forte com rajadas entre 50 e 70km/h.

A frente fria associada a esse sistema provoca rajadas de vento também nos demais estados do Sul e em Mato Grosso do Sul.

No decorrer da segunda-feira da próxima semana, 21 de dezembro, o ciclone extratropical se afasta em direção a alto-mar, mas ainda provoca vento moderado a forte no sul e leste do Rio Grande do Sul, com rajadas entre 50 e 70km/h.

Mar agitado

O vento soprando intenso sobre o oceano forma as ondas que ainda no domingo avançam para o litoral do Rio Grande do Sul deixando o mar agitado, com ondas entre 2 e 3 metros nas praias e chegando a 5 metros em mar aberto.

 

Imagem2

Fonte: Inmet e Climatempo