Cotidiano

Inmet alerta para fortes tempestades no oeste

Cascavel – Áreas de instabilidade registradas pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) que estão no Paraguai e na Argentina devem atingir em cheio as regiões oeste e sudoeste do Paraná nesta sexta-feira (20). A previsão é de tempestades, rajadas de vento entre 60 a 90 km/h e até queda de granizo.

Por conta disso, desde a quinta-feira o Inmet divulgou alerta laranja de temporal para todo o Estado, especialmente à região. O aviso meteorológico é dividido em três níveis: amarelo (perigo de tempo severo em potencial), laranja (perigo confirmado em algumas áreas) e vermelho (grande perigo de tornados e tempestades).

A atualização é feita a cada 24 horas e, segundo o Instituto, a possibilidade de mantê-lo durante o fim de semana é grande. Isso porque a área de instabilidade nos países vizinhos – a principal causadora da fúria do tempo – entra diretamente pelo oeste do Estado, que funciona como um corredor para as tempestades. “Antes de se espalhar pelo restante do Paraná, a região será a primeira a receber esse temporal”, explica o meteorologista Rogério Rezende. “Não é possível especificar quais cidades serão atingidas, porém, vale ressaltar que o aviso confirma a chegada de muita chuva, principalmente à tarde e à noite”, acrescenta.

O alerta meteorológico fica à disposição da Defesa Civil dos municípios, que deve repassar à população para que possa de alguma forma minimizar possíveis danos causados pelo temporal. “A Defesa Civil tem a obrigação de repassar esse tipo de informação”, reitera.

Marechal registra ventos de 102 km/h

Os primeiros sinais de instabilidade foram sentidos ainda na manhã de quinta-feira. Na região oeste, Marechal Cândido Rondon foi o município que registrou os ventos mais fortes, chegando a 102 km/h, conforme o Instituto Meteorológico Simepar.

Em Santa Helena, as rajadas chegaram a 100 km/h, enquanto em Cascavel foram de 72 km/h. Neste último caso, o prefeito Leonaldo Paranhos emitiu nota determinando à Defesa Civil e às secretarias municipais que permaneçam em alerta, prestando atendimento contínuo à população em casos de acidentes em decorrência das condições climáticas.

Em Toledo, foram registrados quase 40 milímetros de chuva até a tarde de quinta e, segundo o Simepar, esse foi o maior volume de chuva registrado ontem no Paraná.

Em algumas cidades do oeste, como Tupãssi, o vento desmontou palanques montados para um evento oficial da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), que foi desmarcado.

Veja como foi a chuva no Paraguai, próximo à Porto Mendes.