Esportes

Iniciativa inédita no Brasil vai começar por 20 cidades

O Estado vai contar, ainda, com emendas parlamentares para que os equipamentos sejam instalados nos demais municípios paranaenses

Curitiba – Iniciativa inédita no País desenvolvida pela Secretaria de Estado do Esporte e Turismo para incentivar a prática esportiva nos municípios paranaenses, o projeto Arenas Multiuso foi conhecido de perto pelo governador Beto Richa, nesta semana.

O projeto é uma das ações do programa Paraná Mais Esporte e foi apresentado pelo secretário Douglas Fabrício durante vistoria do governador às obras de readequação do Ginásio Professor Almir de Almeida (Ginásio do Tarumã), em Curitiba.

A ideia é firmar parceria com as prefeituras, que cedem o terreno para que a Secretaria instale os equipamentos, que contam com estruturas de alambrados, arquibancadas e gramado sintético e podem ser utilizados para a prática de futebol, handebol, vôlei, tênis, badminton, entre outras modalidades. As Arenas Multiuso são transportadas até os municípios em dois contêineres, que são incorporados à estrutura para funcionarem como vestiários, lanchonetes ou depósito de materiais.

O projeto será levado, inicialmente, a cerca de 20 cidades. O Estado vai contar, ainda, com emendas parlamentares para que os equipamentos sejam instalados nos demais municípios paranaenses.

Douglas Fabrício explicou que além de baratos – cada estrutura custa em torno de R$ 280 mil –, é mais rápido e prático instalar os equipamentos do que construir quadras nos municípios, já que as arenas dispensam convênio e levam cerca de cinco dias para serem montadas.

Meio ambiente

O gramado sintético das Arenas Multiuso, certificado pela Fifa, conta com um sistema de absorção de impacto feito de borracha de pneu reciclada. Cada campo retira do meio ambiente aproximadamente 33 mil pneus velhos. “Trata-se de uma proposta engenhosa e inovadora, que usa a criatividade para estimular o esporte”, elogiou o governador Beto Richa.