Cotidiano

Inglês se aprende aqui mesmo

Língua estrangeira é trabalhada no cotidiano das crianças de forma prática

Para os pequenos, aprender inglês parece algo distante, já que eles ainda não conseguem compreender a importância global que isso irá representar para a vida deles no futuro. Muito se fala em dominar a fluência em outra língua, seja por conta das necessidades do mercado de trabalho, por questões de expansão cultural ou educacional. Para as crianças e mesmo para os adolescentes, ainda não se trata de uma realidade que eles possam visualizar. Por isso ao ensinar é preciso propor atividades diferenciadas, que levem o conteúdo para próximo do que eles vivem no momento. É através das brincadeiras, das comidas que comem, do que assistem na televisão, das roupas que vestem entre outras coisas da vida cotidiana, que os alunos podem se inserir no mundo da língua estrangeira.

Outro aspecto bastante importante no ensino aprendizado da língua estrangeira é o estudo da cultura dos países onde se fala essa língua. Ao mesmo tempo em que aprendem a nova cultura, o estudante pode introduzir aspectos da sua própria cultura e aprendê-los na nova língua.

No Colégio Santa Maria, desde os primeiros passos na língua estrangeira, os alunos são imersos no processo. A língua é colocada no cotidiano deles e de forma prática. Um exemplo disso foi a atividade proposta pela Teacher Janaína, na qual os alunos do Nível 4A/5A aprenderam sobre as fruits e na sequência degustaram deliciosos espetinho de frutas. Assim, além do vocábulo estudado, puderam apreciar o resultado prático do trabalho. A professora Claudia, também propôs uma atividade prática bastante envolvente: depois de aprenderem as cores em inglês com a Teacher Claudia, os alunos do Nível 4B e Nível 4C, fizeram uma brincadeira com os balões coloridos. Foi o modo que a professora encontrou de trabalhar as cores de forma “palpável”, ao invés de apenas mostrar as cores no papel, os alunos puderam brincar com elas na forma de balões.

Já os alunos maiores, do ensino fundamental 2, podem adentrar um pouco mais no mundo do inglês. Para colocar em prática de maneira mais dinâmica os conteúdos trabalhados em sala, nas aulas de inglês com a professora Claudia, os alunos dos 6ºs anos fizeram uma cooking class. Dessa vez, a receita foi milkshake, uma bebida de origem americana, que traduz muito bem a interação e a globalização de culturas. Já que a culinária é um dos mais importantes aspectos culturais, ao preparar uma receita, estudar seus ingredientes, trabalhando os vocábulos em outra língua, faz com que além de fixar o conteúdo, o aluno passe a interagir com a língua.

Assim, a escola se torna lugar de cultura e diversão, ao mesmo tempo em que se aprende. Claro que o conteúdo estudado de forma tradicional também tem seu valor, porém aquilo que fica marcado na memória afetiva do aprendiz tem grandes chances de não ser esquecido.