Cotidiano

Inglaterra registra primeiro caso de zika sexualmente transmissível do Reino Unido

2015 856501312-2011 460492924-2011100420775.jpg_20151008.jpg_20151009.jpg RIO- A Inglaterra registrou nesta quarta-feira o primeiro caso de zika sexualmente transmissível do Reino Unido. Segundo a Autoridade de Saúde Pública da Inglaterra (PHE), a paciente contraiu o vírus após se relacionar com seu parceiro que havia retornado de uma área com incidência da doença. zika

As autoridades afirmam que, em grande parte dos casos, as pessoas infectadas pelo zika no país contraíram o vírus em viagens ao Caribe. De acordo com a estatística oficial, de 265 pessoas que viajaram recentemente e estão infectadas com o vírus, 190 casos têm relação com viagens pela região. Os demais casos reportados são de pessoas que viajaram para América do Sul, para Miami, nos Estados Unidos, para o sudeste asiático e para a Oceania.

A paciente infectada por meio de contato sexual não está grávida e, segundo os médicos, apresenta boa recuperação da doença.

No dia 18 de novembro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que o vírus zika e as complicações neurológicas relacionadas a ele não constituem mais uma emergência global em saúde pública, como havia sido declarado em fevereiro deste ano.

Em novembro, a OMS afirmou que o ” vírus Zika e consequências associadas continuam sendo um desafio duradouro de saúde pública exigindo ação intensa, mas não representa mais uma emergência internacional.”

A doença transmitida também pelo mosquito aedes aegypti começou a ganhar grandes proporções no ano passado. Também em 2015, cientistas brasileiros
identificaram a relação do zika com a microcefalia,
que até então era desconhecida
pela ciência. Além
da malformação, o vírus está
associado à síndrome de
Guillain-Barré, uma doença
autoimune que afeta o sistema
nervoso, provocando fraqueza
muscular