Política

Informe da redação: votações pela internet, mulher na política e regras sanitárias

Voto do sofá de casa

O TSE vai usar as eleições municipais de novembro para testar mecanismos que, no futuro, poderão permitir votações pela internet, a partir do telefone celular, sem sair de casa. O novo sistema não vai valer para a disputa deste ano, mas é mais uma tentativa da Corte eleitoral para ampliar a participação de eleitores no processo de escolha de seus representantes. O objetivo é também encontrar formas de reduzir custos do processo eleitoral. A ideia do TSE é distribuir estandes com sistemas experimentais, na votação de 15 de novembro, nas cidades de Curitiba (PR), Valparaíso de Goiás (GO) e São Paulo (SP).

 

WhatsApp & TSE

“Vilão” nas eleições de 2018, o WhatsApp tenta coibir com mais força a disseminação de fake news nestas eleições. Nos próximos dias, o aplicativo vai assinar, em parceria com o TSE, um memorando de entendimento que criará dois canais oficiais do tribunal: um para informações aos eleitores e outro para denúncia de irregularidades.

 

Mulher na política

Apesar de corresponderem a mais da metade do eleitorado paranaense, apenas 7% dos cargos de chefe do Executivo municipal e 12% dos cargos de vereadores são ocupados por mulheres no Paraná.  Pensando nisso, o Ministério Público Federal, a OAB-PR (Ordem dos Advogados do Brasil), o TRE/PR (Tribunal Regional Eleitoral) e o Ministério Público do Estado se uniram na campanha “Mulheres na Política”, ação para alertar sobre a participação efetiva da mulher na política e seus amparos legais.

 

Cartilha e vídeos

A primeira fase da campanha é a divulgação da Cartilha Participação das Mulheres na Política: seja um fiscal do povo. On-line, a cartilha traz de forma bem didática diversos esclarecimentos sobre o assunto. A próxima fase da campanha contará com uma série de vídeos que visam conscientizar sobre as cotas de gêneros nas eleições, no financiamento das campanhas e na propaganda eleitoral.

 

Regras sanitárias

O Ministério Público Eleitoral enviou ontem recomendação aos partidos políticos do Paraná para observarem as medidas higiênico-sanitárias necessárias à prevenção de contágio pela covid-19 durante a campanha. Os partidos devem observar as particularidades locais, orientadas pela Secretária da Saúde e pelo chefe do Poder Executivo municipal. O Paraná conta, atualmente, com 4.832 diretórios municipais.

 

Projeto Harpia

O governo do Paraná assinou ontem termo de cooperação técnica com o Ministério Público do Paraná e o Tribunal de Contas do Estado para agregar novas soluções ao Projeto Harpia, que vai modernizar os sistemas de tecnologia de informação usados nos processos de compras públicas. Essa etapa prevê estudos conjuntos com os órgãos de controle externo para a formulação de ideias, processos e alertas para integrar nessa plataforma, de forma a aumentar a transparência das licitações e das contas públicas.

 

A volta do sumido

Após quase dois anos de ostracismo e silêncio total, inclusive nas redes sociais, o ex-governador Beto Richa (PSDB) ressurgiu esta semana na cena pública. Ele postou no Instagram uma foto da visita que fez ao novo Erastinho, hospital oncológico pediátrico inaugurado recentemente em Curitiba. Richa visitou o local ao lado da esposa, Fernanda Richa, e do deputado estadual e ex-secretário de Estado da Saúde Michele Caputo, a convite do superintendente do hospital, Adriano Lago. Beto saiu de cena após a derrota nas urnas em 2018 para senador e suas três prisões em operações dos Ministérios Público Federal e Estadual, que investigam denúncias de corrupção em seu governo.