Política

Informe da redação: vacina, sobrecarga e pauta cheia

Paraná está preparado para vacinar

O Paraná está preparado para iniciar a imunização contra a covid-19 assim que a vacina estiver disponível, garante o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto: “Estamos com toda a logística preparada para, assim que a vacina chegar, podermos iniciar a vacinação”. A Secretaria de Estado da Saúde vai seguir as diretrizes do PNI (Plano Nacional de Imunização), que coordena campanhas de vacinação de todas as doenças no Brasil. Com isso, irá vacinar primeiro grupos prioritários, entre eles os profissionais de saúde e idosos. “Existe a possibilidade de que a vacinação seja iniciada em janeiro, quando se espera que cheguem as primeiras doses”, destacou.

 

Recursos

O governo do Paraná incluiu no orçamento de 2021 montante de R$ 200 milhões para aquisição de vacinas, equipamentos e estrutura logística para imunização contra o coronavírus. Só de seringas, o Paraná já tem 11 milhões de unidades adquiridas e está comprando mais 16 milhões, totalizando 27 milhões. As doses serão aplicadas em 1.850 salas de vacinação espalhadas por todo o Estado. Também foram adquiridas 21 câmaras frias para armazenamento da vacinas e serão compradas pelo menos mais 221.

 

Pedido…

O STF (Supremo Tribunal Federal) pediu para a Fiocruz “verificar a possibilidade de reserva de doses” para 7 mil pessoas, entre ministros, servidores e colaboradores. O STJ (Superior Tribunal de Justiça) também realizou pedido semelhante à Fiocruz. Em ofício, o STF afirma que a reserva das vacinas servirá para imunizar o maior número possível de trabalhadores do órgão e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

 

…negado

A Fiocruz rejeitou o pedido do dos dois. Por meio de nota, a Fiocruz afirmou que visa garantir a produção nacional dos imunizantes, sem previsão de prioridade para qualquer órgão.

 

Sobrecarga

Por falar em STF, o ministro Gilmar Mendes disse ontem que suspendeu o recesso devido ao número de processos com o tema pandemia da covid-19. A declaração do ministro no Twitter sobre cancelar as férias ocorre depois do anúncio de medidas semelhantes adotadas por parte dos ministros Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes. “Vivemos uma era atípica em que esforços e adaptações são bem-vindos. Buscou-se colaborar com a Presidência do STF, ampliando a prestação jurisdicional”, tuitou.

 

Pauta cheia

Apesar dos apelos de parlamentares como o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para que o recesso parlamentar fosse suspenso em janeiro para votação de propostas consideradas essenciais para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, as próximas votações no Congresso ficaram para fevereiro, após o recesso. A pauta ficou cheia de assuntos importantes, mas…

 

Discurso de Natal I

A véspera de Natal contará com uma mensagem oficial de otimismo do presidente Jair Bolsonaro. Nesta quinta-feira, o chefe do Executivo fará um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, às 20h30, no qual deve falar sobre o desempenho do País diante da pandemia do novo coronavírus. Antes, ele também fará a sua tradicional transmissão ao vivo semanal pelas redes sociais.

 

Discurso de Natal II

No discurso oficial à Nação, Bolsonaro deve agradecer ao trabalho dos profissionais de saúde no combate ao novo coronavírus e destacar as medidas tomadas pelo governo durante a crise sanitária, apesar dos problemas enfrentados. A situação da economia será um dos pontos abordados. Este será o sétimo pronunciamento em rede nacional que Bolsonaro fará neste ano.