Política

Informe da redação: TSE, briga no Senado e outro candidato

Transparente e confiáveis

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou que auditorias externas nas eleições municipais de 2020 mostram que não foram identificadas quaisquer situações que comprometesse “a transparência e a confiabilidade” da votação eletrônica. O tribunal tem ressaltado que não há qualquer evidência ou indício de fraude no processo eletrônico de votação. Presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso também reafirmou que as urnas são imunes a ataques cibernéticos.

 

 

Briga no Senado

Por falar em eleições… o MDB definiu ontem que Simone Tebet (MS) será a candidata do partido para a presidência do Senado. O MDB tem a maior bancada da Casa, com 13 senadores. Em nota, o partido destacou que “a independência no comando do Legislativo é de fundamental importância nesse período de crise, em que o interesse público precisa estar acima de qualquer disputa ideológica e política na reconstrução da economia e na imunização universal e gratuita contra a covid-19”.

 

Outro candidato

Simone não terá vida fácil. Na segunda, a bancada do PT decidiu apoiar Rodrigo Pacheco (DEM-MG) para a presidência da Casa. Pacheco é o candidato do atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O presidente da República, Jair Bolsonaro, também explicitou seu apoio ao senador mineiro na última sexta.

 

Dia D…

Sem data para o começo da vacinação contra a covid-19, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, adiou a reunião com governadores que seria feita ontem. O encontro serviria justamente para planejar a campanha de imunização contra a pandemia e, definir a data. Nova reunião foi marcada para a próxima terça. “Não fazia sentido fazer uma agenda para marcar outra”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

 

Constrangida

Com o ex-prefeito preso desde setembro do ano passado por investigações estadual e federal, a atual administração de São Miguel do Iguaçu divulgou nota ontem nas redes sociais dizendo estar “constrangida com o total descaso que encontrou os espaços públicos”. Os secretários municipais estão vistoriando todos os locais de trabalho e obras, fotografando, para elaborar relatórios.

 

Precário

A principal preocupação é com relação ao Pátio de Máquinas, com poucos materiais de trabalho, veículos e maquinários danificados, além da sujeira do local: “Herdamos uma verdadeira falta de responsabilidade com os bens públicos, por isso a nossa população são-miguelense precisa saber a realidade que nós estamos assumindo este município e, principalmente, este pátio de máquinas. Teremos muitos desafios nos próximos meses, e contamos com a compreensão de todos”, disse Boaventura João Motta.

 

Herdados

A reformulação administrativa do governo, no início da segunda metade do atual mandato de Ratinho Junior, além de gerar economia e enquadrar os gastos com pessoal dentro dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, também serviu para a atual gestão se despedir de alguns funcionários herdados de antecessores de Ratinho Junior. Vários dos comissionados exonerados nesta semana já faziam parte da estrutura do governo nas gestões de Cida Borghetti (PP) e de Beto Richa (PSDB).

 

Retomada do turismo

O secretário de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli, entregou ao governador Ratinho Júnior esta semana as principais necessidades e reivindicações do setor para acelerar o processo de retomada do turismo e das atividades econômicas da Terra das Cataratas. Na demanda, pautas como redução da alíquota de ICMS do querosene de aviação e o pedido de mais de R$ 15 milhões para o projeto Foz Juro Zero.