Política

Informe da redação: Trevo Cataratas no DER, Marcio Pacheco e restrição à estrangeiros

Trevo Cataratas no DER

Após quase sete longos meses de espera desde o anúncio oficial, finalmente os projetos da readequação do Trevo Cataratas chegou ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) do Paraná para análise e aprovação, inclusive financeira. Segundo o órgão, “o pessoal do DER está debruçado em cima deles”. A expectativa agora é da divulgação de detalhes e da própria aprovação, já que a partir de então a concessionária Ecocataratas terá até 60 dias para iniciar os trabalhos. A expectativa é de que isso ocorra no início de outubro. A obra será executada com recursos da devolução do acordo de leniência, firmado ano passado com o Ministério Público, no âmbito da Operação Integração, que investigou suposto esquema de propina envolvendo as concessionárias de pedágio do Paraná e membros do governo estadual, inclusive o ex-governador Beto Richa.

 

Homônimos

O nome do deputado estadual Marcio Pacheco correu a imprensa nacional nessa quarta-feira (1º), investigado no suposto esquema de “rachadinha” na Assembleia do Rio de Janeiro. À tarde, seu xará paranaense, de Cascavel, resolveu divulgar nota de esclarecimento de que não se trata dele. “Após a exibição dessas reportagens, algumas pessoas se manifestaram nas redes sociais relacionando ou confundindo o nome com o deputado Marcio Pacheco (PDT), que exerce o mandato de deputado aqui, na Assembleia Legislativa do Paraná. Portanto, não existe nenhum vínculo entre os parlamentares, a não ser a coincidência de nomes”, explica a nota. O Pacheco carioca é do PSC.

 

Pode ou não pode?

Após o decreto de quarentena do governador Ratinho Junior, ficou a questão: afinal, o que vale mais, decreto estadual ou municipal? O advogado e professor André Portugal resume: “Não é uma opção, não. Os cidadãos dos municípios estão obrigados a cumprir o decreto estadual. Aos municípios ali elencados [no decreto estadual] apenas foi conferida a possibilidade de adotar medidas que, suplementando as já previstas no decreto estadual, sejam mais rígidas no enfrentamento da pandemia”.

 

Exceção

Como toda regra tem sua exceção… Portugal explica que “a única situação em que um município poderia resistir e se opor à ordem estadual seria no caso em que essa ordem sabidamente descumpre evidências científicas, determinando uma volta completa à vida normal, por exemplo, o que não é o caso”.

 

Formação política

Com as eleições quase ali, o tradicional curso de formação política para pré-candidatos a vereador do Cidadania23 Paraná terá em 2020 a sua décima etapa, on-line, nesta quinta-feira (2), às 19h. Organizado pelo diretório estadual e pela Escola de Formação Política Dr. Luiz Felipe Haj Mussi, o curso é de caráter obrigatório para quem deseja ser candidato pelo partido. Esta edição contará com a presença dos pré-candidatos dos municípios da região de Cascavel e Irati. Informações: www.cidadania23pr.org.br.

 

Fronteira fechada

A restrição para entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade no Brasil foi prorrogada por mais 30 dias. A medida do governo federal atende a uma recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e foi publicada em edição extra do DOU (Diário Oficial da União) de terça-feira.

 

Até tu…

Não tá fácil pra ninguém… Mais de 400 marcas (incluindo Coca-Cola e Starbucks) devem desaparecer do Facebook neste mês de julho, em pressão contra o gigante da mídia social para tomar medidas concretas para bloquear o discurso de ódio.

 

 

Licenciado

O deputado Marcel Micheletto (PL) anunciou ontem que na próxima semana assume a Secretaria da Administração e da Previdência do Estado do Paraná. Sua saída abre espaço para a posse de Gugu Bueno, que na última segunda renunciou ao mandato de vereador de Cascavel para estar apto a assumir a cadeira na Assembleia Legislativa.