Política

Informe da redação: tensão no Paraná, Fake News e Festival das Cataratas

Responsabilidade sobre seus mortos

A queda de braço instalada entre prefeitos e o governo estadual traz ao Paraná a tensão que até então era vista apenas em outros estados. Contrariados com o decreto estadual que impôs quarentena rigorosa, prefeitos de diversas cidades afetadas pela medida apresentaram recurso e avaliam que a decisão do governador Ratinho Junior está equivocada. Boa parte desses gestores já assumiu publicamente o descumprimento do decreto. Quem partiu para a defesa ante o silêncio do governador é o secretário da Saúde, Beto Preto. Em entrevista à BandNews de Curitiba, ele endureceu o tom: “Que tenham responsabilidade sobre seus mortos”, disse, referindo-se às prefeituras que não aderiram ao novo decreto estadual. E alerta ainda que, se as restrições de 14 dias não forem suficientes para estabilizar a contaminação por coronavírus no Paraná, o prazo poderá ser prorrogado por mais sete dias e que “medidas ainda mais rigorosas poderão ser adotadas”.

 

Sem saída

Por outro lado, os prefeitos veem-se sem saída. Afinal, são eles que estão próximos dos empresários que não sabem o que fazer para não quebrar. Isso sem contar do buraco que vai aumentando no próprio cofre municipal no último ano de mandato.

 

Fake news

O projeto que combate às fake news foi aprovado no Senado. A matéria seguiu para votação na Câmara dos Deputados. O senador Alvaro Dias (Pode) votou contra e justifica: “Queremos uma legislação contemporânea, que seja fruto do debate democrático, que convoque todos os atores que se envolvem para evitar qualquer risco de comprometimento da liberdade de expressão ou que signifique riscos a inclusão digital provocando assim a exclusão digital”. Sensato!

 

Nova presidência

O empresário e idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, assumiu a presidência do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Foz do Iguaçu. Angeli informou que vai buscar a modernização da legislação municipal e alternativas que possam auxiliar os empreendedores nos entraves do segmento. “O nosso trabalho deve ser intenso e inovador, pois o turismo precisa ser reinventado com muita tecnologia e inovação”.

 

Troca-troca no oeste

O governador Ratinho Junior nomeou ontem três novos integrantes para a equipe de gestão do Estado. O deputado estadual Marcel Micheletto, com base eleitoral em Assis Chateaubriand, assume a Secretaria de Estado da Administração e Previdência e o antropólogo Mauro Rockembach será titular da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. Micheletto substitui Reinhold Stephanes, que deixa o governo a pedido. Na Assembleia Legislativa, quem assume a cadeira deixada por Micheletto é o suplente da coligação PR-PRB/PHS/PR/Avante, Gugu Bueno, ex-vereador de Cascavel.

 

 

Privatizações

O Ministério da Infraestrutura quer realizar até o fim deste ano 14 leilões, sendo três deles concessões e 11 arrendamentos portuários. O balanço foi divulgado nessa quinta-feira (2) pela pasta. O Paraná ficou fora, a princípio, da lista de rodovias e ferrovias, mas consta em outra: em agosto deve ocorrer o leilão de dois terminais no Porto de Santos e estão previstas ações no Porto de Itaqui (MA); Paranaguá (PR); Aratu-Candeias (BA); Santana (AP); e em Maceió (AL).