Política

Informe da redação: tempos quentes, Barros quer Inês e Karla Galende

Tempos quentes

A próxima quarta promete altas temperaturas em Cascavel. Além dos 34ºC dos termômetros, o clima esquenta com as definições partidárias. A pacata Rua Jequitibá, no Recanto Tropical, por exemplo, recebe duas convenções simultâneas, uma na frente da outra. O Patriota de Evandro Roman se reúne às 19h na Associação dos Jornalistas, enquanto o PDT de Márcio Pacheco estará do outro lado da rua, na Associação Médica. No mesmo horário, também estão agendadas a convenção do PSC do prefeito Leonaldo Paranhos, na Câmara de Vereadores, e a do Pros do ex-prefeito e agora ex-pré-candidato Edgar Bueno, na Terraplenagem Ipanema, no Jardim Maria Luiza.

 

Barros quer Inês I

Um dia antes (15), ocorre a convenção do Progressistas, que pode surpreender e lançar a advogada Inês de Paula à Prefeitura de Cascavel. Na última quinta, o deputado federal Ricardo Barros, líder do Governo Bolsonaro e dirigente estadual do partido, disse ao prefeito Paranhos que a sigla não participará do seu grupo de reeleição.

 

Barros quer Inês II

Ninguém pediu nem ofereceu e a tratativa não envolveu candidatura de vice. O prefeito Paranhos argumentou que o secretário de Saúde, Thiago Stefanello, já representa o Progressistas na sua administração e ofereceu a pasta da Agricultura.  O que está em estágio avançado no grupo de Inês são entendimentos de parceria com o Democratas do empresário Juarez Berté. Assim, qualquer um poderia ser cabeça de chapa. O presidente do Republicanos local, Renato Silva, cotado para vice de Paranhos, participa das tratativas com Inês e Berté.

 

Acelerados

E, se por aqui as fortes emoções ficaram para os minutos finais, há aqueles que estão em ritmo acelerado. Até essa sexta (11), o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) já havia recebido registro de candidatura de 180 candidatos a prefeito, a vice e a vereador. Desses, sete são para prefeito/vice e 166 para vereador de 11 municípios. Os partidos têm até o dia 26 deste mês para oficializarem as candidaturas.

 

Na briga

Já em Foz, o Podemos realiza sua convenção às 10h deste sábado, na qual deve indicar a candidatura do ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi para prefeito de Foz do Iguaçu. Confusão à vista! O ex-prefeito, que aparece duas vezes na lista de contas julgadas irregulares pelo TCE-PR, deverá concorrer novamente sub judice, como aconteceu em 2016, foi eleito, mas impedido de tomar posse e nova eleição teve de ser realizada.

 

Terceira prefeita

O PSDB e o PL de Santa Terezinha de Itaipu oficializaram o nome da servidora municipal Karla Galende como candidata à sucessão do prefeito Cláudio Eberhard (PSDB). A cidade pode eleger a terceira prefeita da sua história.

 

Fraude eleitoral

Cada coisa… Um aposentado de 65 anos foi preso em flagrante em um hotel de Londrina ao tentar vender uma listagem com 300 mil nomes e dados de eleitores registrados nas zonas eleitorais da cidade. A prisão contou com apoio da PF e do setor de inteligência da PM, pedida por dois pré-candidatos a vereador que foram procurados pelo aposentado. O homem foi preso, mas já pagou fiança de R$ 5 mil e foi liberado.

 

Azul está de volta

A partir desta segunda (14), Cascavel volta a receber voos diários para Viracopos, em Campinas. A empresa está sem operar na cidade desde meados de março, devido à pandemia do novo coronavírus. Com a reabertura de Cascavel, a Azul amplia a cobertura pelo modal aéreo no Paraná. A cidade será a quinta base operada pela Azul no Estado – as outras são Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e a capital, Curitiba. Dentro do protocolo de segurança, a bordo da aeronave os clientes vão encontrar kits com luvas, álcool em gel e lenço umedecido. A aeronave sairá de Campinas às 13h25 e chegará a Cascavel às 14h50, e partirá às 15h35, com chegada a Campinas às 16h55, de segunda a sexta.