Política

Informe da redação: segurança pública, CPI da covid-19, Lindeiros

Segurança pública

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o desbloqueio de cerca de R$ 31,7 milhões para o Paraná investir em segurança pública. Os valores são oriundos do FNSP (Fundo Nacional de Segurança Pública) e referentes aos eixos de Enfrentamento à Criminalidade Violenta e Valorização dos Profissionais de Segurança Pública. Os desbloqueios acontecem após análise e aprovação dos Planos de Aplicação entregues pelos entes federados.

 

Investimentos

Os recursos contribuirão para aquisição de equipamentos modernos, novas tecnologias, viaturas mais seguras, capacitação profissional, entre outros. Neste ano, o Ministério está trabalhando em conjunto com os secretários de Segurança Pública na atualização dos eixos de financiamento e critérios de rateio dos recursos do FNSP.

 

CPI da Covid

O ex-ministro Eduardo Mandetta dominou o primeiro dia de depoimentos da CPI da Covid, no Senado. Ele começou a ser inquirido às 10h e já era noite quando a sessão foi encerrada. Por conta disso, o ex-ministro Nelson Teich, que seria ouvido ontem à tarde, foi remarcado para a manhã desta quarta. Teich teve uma passagem relâmpago pelo Ministério da Saúde. Entrou dia 17 de abril de 2020 e saiu em 15 de maio, em plena pandemia.

 

Armado

Mandetta foi à CPI “armado até os dentes”. Levou até bula de remédio. Mas os principais questionamentos da oposição foram sobre sua orientação de só procurar hospitais se sentisse falta de ar. O assunto veio à tona várias vezes ao longo do dia. Isso e o fato de ele não ter “impedido” o Carnaval de 2020.

 

Adiado

Já o ex-ministro Eduardo Pazuello informou que não poderia comparecer à convocação nesta quarta por ter tido contato com dois assessores que testaram positivo para covid-19. O presidente da CPI, senador Omar Aziz, leu um comunicado do Exército que confirma a versão de Pazuello e sua convocação foi remarcada para o dia 19 deste mês.

 

Lindeiros I

Apenas uma chapa concorre à diretoria do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. A Assembleia Geral Ordinária ocorrerá nesta quinta-feira (6). Estão convocados prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores e presidentes de associações comerciais e empresariais dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu.

 

Lindeiros II

A chapa inscrita tem como presidente o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento; vice-presidente: Evandro Miguel Grade, prefeito de Santa Helena; secretário: Giovani Malavazi Fim, presidente da Acier (Associação Comercial e Empresarial de Entre Rios do Oeste); vice-secretário: Ademir Pereira da Silva, presidente da Acime (Associação Empresarial de Medianeira); tesoureiro: Givanildo José Tirolti, representante da Câmara de Guaíra; vice-tesoureiro: Vanderlei Caetano Sauer, representante da Câmara de Marechal Cândido Rondon.

 

 

Geração de empregos

Empresários de Toledo e representantes de entidades da sociedade civil organizada estão convidados a participar, nesta quarta, de um evento cujo tema central será o agenciamento de trabalhadores em meio à crise econômica causada pelo novo coronavírus. O evento, que será realizado a partir das 8h30 no Auditório Acary de Oliveira, anexo ao Paço Municipal Alcides Donin, em Toledo, é promovido pela Agência do Trabalhador e pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, da Agricultura, de Políticas para Mulheres e da Juventude.