Política

Informe da redação: segurança, disputa à prefeitura de Foz e eleição

Segurança

Em um ano em que as eleições “quase” não aconteceram, tudo caminha para que os eleitores vão às urnas neste domingo para escolher os mais de 5,5 mil prefeitos e os vereadores dessas cidades. Para isso, o que não deve faltar é segurança. E não daquela com fuzil, e sim com máscara e álcool gel. Para tanto, a Secretaria da Segurança Pública e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná divulgam nesta sexta-feira, às 10h30, as ações para o dia das eleições. Serão abordados os crimes eleitorais, o efetivo disponibilizado, as medidas sanitárias nos locais de votação e a resolução da Lei Seca, entre outras questões.

 

Fique esperto!

O TSE divulgou nota para avisar que é falso o comunicado que circula em redes sociais e aplicativos de mensagens sobre a possibilidade de se cadastrar em um site para votar em casa. “Essas mensagens são falsas e, ao que tudo indica, são enviadas por criminosos para, por meio delas, coletar dados do cidadão, como o número do CPF, para serem usados em golpes”, avisa o tribunal.

 

Segura e transparente

O Tribunal também reafirmou que as urnas eletrônicas são seguras e que as medidas adotadas são transparentes, podendo ser acompanhadas pelos partidos e outras instituições. “Não há nenhum caso de fraude identificada até hoje. Todas as suspeições formalizadas são investigadas por instituições independentes, como Ministério Público e Polícia Federal”, enfatiza Giuseppe Janino, responsável pela tecnologia da informação do tribunal.

 

Em Foz

Na Terra das Cataratas, a disputa à prefeitura segue acirrada. Pesquisa do Instituto Opinião aponta a vitória do atual prefeito, Chico Brasileiro (PSD), com 44,33% das intenções de votos, seguido de Paulo Mac Donald (Podemos), com 34,8%. Mais atrás estão Tatiana Fruet (Pros), 6,4%; Sidnei Prestes (Republicanos), 3%; Ranieri (PRTB), 2,4%; Luiz Henrique (PT), 1,7%; Nelton Friedrich (PDT), 0,7%; Cássio Lobato (Patriota) e Alemão (PCdoB), 0,3%. Indeciso/não sabe somam 3,4% e nulo/branco, 2,4%. Foram ouvidos 800 eleitores dias 9 e 10 de novembro, com margem de erro de 4,3% e 95% de grau de confiança. A pesquisa está registrada no TSE sob o número PR-04405/2020, e foi contratada pela Rádio Band/FM.

 

Fora do ar

Às vésperas da eleição, o site do TSE apresentou instabilidade em toda a tarde de ontem. Dramático para quem acompanha a situação das pesquisas, por exemplo. Isso porque tão logo é divulgado um resultado já aparece a informação de que a pesquisa foi impugnada. Isso aconteceu ontem com a pesquisa do Ippec, contratada pela Fundação Catve, para a disputa à Prefeitura de Cascavel. Os dados foram divulgados, e horas depois o TSE retirou a pesquisa do site. Complicado!

 

 

Arena Arnaldo Busatto?

A diretoria do FC Cascavel encomendou um estudo de revitalização do Estádio Olímpico Regional Arnaldo Busatto. O projeto de viabilização da obra visa à transformação da atual estrutura da casa da Serpente Aurinegra em uma arena multiuso, com capacidade para 20 mil torcedores por jogo. Dentre as mudanças estão a rotação do campo e o aproveitamento da área no entorno do estádio, com espaço para shows, praça de alimentação, salas comerciais e área corporativa. Parece que o estádio vai virar uma arena.