Política

Informe da redação: Secretariado em Cascavel, Paranhos em Curitiba e doações suspeitas

 

Secretariado em Cascavel

Em Cascavel, o prefeito Leonaldo Paranhos tem liberado a nova composição do governo a conta-gotas. Ontem, disse que Marcia Baldini deve continuar na Educação, e Renato Segalla também fica, nesse caso a questão é em qual secretaria, já que ele vem acumulando Finanças e Meio Ambiente. O vereador recém-eleito Nei Haveroth (PV) deve voltar para o Executivo, provavelmente no Meio Ambiente, e, nesse caso, quem assumiria sua vaga na Câmara é o soldado Jeferson Cordeiro.

 

O trabalho continua I

No meio da tarde, a Secom divulgou nota intitulada “O trabalho continua”, na qual confirma a permanência de Thiago Stefanello na Secretaria da Saúde. Thiago pretendia sair do cargo ainda no início de dezembro, mas adiou devido à agudização da pandemia do novo coronavírus em Cascavel. Paranhos teria pedido para ele ficar mais algumas semanas, e, pelo jeito, sua estada será ampliada.

 

O trabalho continua II

“Em 2021, é certo que teremos um desafio ainda maior, pois a pandemia do covid-19 continua, e é preciso permanecer em busca do constante equilíbrio entre a saúde e a economia (…) Um segundo desafio é lidar com tudo que ficou represado em 2020”, diz Thiago na nota.

 

Em Curitiba

Paranhos vai a Curitiba nesta quarta com uma pasta gorda de projetos debaixo do braço. Ele tenta captar recursos para obras importantes em Cascavel, como a revitalização da Rua Universitária, que virará um binário.

 

Nepotismo?

Nem bem sentou na cadeira e o prefeito reeleito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, está defendendo a nomeação da esposa, a psicóloga Rosa Gerônimo, como secretária de Saúde. “Nós temos que enxergar a Rosa Gerônimo como psicóloga, há 28 anos é servidora pública da prefeitura, já foi coordenadora do Programa DST/Aids, é especialista em Saúde Pública, em Administração de Pública de Saúde, é especialista em Saúde da Família, e se preparou neste tempo todo”, defendeu o prefeito/marido, que acrescentou: “Digo às pessoas: enxerguem o currículo da Rosa Maria Gerônimo”.

 

Quadro completo

Chico disse que pretende anunciar nesta terça-feira (5) todos os secretários do seu novo governo. Ele adianta que não fará cortes de secretarias, mas admitiu que planeja redução “em outras áreas”. Adiantou ainda que pode nomear um vereador para a Secretaria da Juventude.

 

Bolsa Família

O Ministério da Cidadania definiu regras de fiscalização de beneficiários do Bolsa Família que tenham tido alguma atuação irregular nas eleições municipais de 2020, como doações incompatíveis com a renda. A partir de fevereiro, pessoas identificadas nessas situações podem ter seus benefícios bloqueados para averiguação e, em alguns casos, até cancelados.

 

Doações suspeitas

É que, de acordo com o TSE, 1.227 pessoas efetuaram doações a candidatos mesmo estando inscritas em programas sociais. Além disso, o TSE identificou 1.289 fornecedores de campanhas eleitorais que possuem em seu quadro de sócios beneficiários do Programa Bolsa Família.

 

Vacina da discórdia

O ano virou mas a briga sobre a vacina contra a covid-19 continua. No Paraná, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, disse ontem que tem “esperança” de que a capital possa iniciar a vacinação ainda em janeiro. “Nossa esperança é para que a vacinação possa começar no fim do mês. É nossa vontade e nosso dever fazer o melhor possível por Curitiba e pelos curitibanos”.