Política

Informe da redação: Schiavinato, São Pedro e brasileiro pede ajuda

Mais prazo

A Amic PR (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná) solicitou oficialmente a prorrogação do prazo do IPTU de 26 de abril para 10 de maio ao Município de Cascavel, devido à dificuldade de pagar por ser fim de mês. Também pediu prorrogação do desconto de 50% do ITBI (Impostos de Transmissão de Bens Imóveis), já que os tabelionatos não estão conseguindo fazer o serviço e corresponder à alta demanda.

 

Schiavinato I

O corpo do deputado federal José Carlos Schiavinato e a urna com os restos mortais de sua esposa, Marlene, falecida em 12 de março, chegam a Toledo no início desta quinta-feira (15). O velório do deputado será realizado no hall de entrada do Paço Municipal Alcides Donin, das 9h às 12h.

 

Schiavinato II

Após o velório, o cortejo fúnebre segue até a Catedral Cristo Rei, onde será celebrada missa de corpo presente, às 16h, e, em seguida, o sepultamento ocorrerá na ala destinada aos ex-prefeitos de Toledo no Cemitério Cristo Rei. As solenidades serão abertas ao público respeitando os protocolos sanitários.

 

Luto oficial

A Prefeitura de Toledo decretou luto oficial de três dias em decorrência do falecimento de Schiavinato, que foi prefeito por dois mandatos da cidade (2005 a 2013). O prefeito Beto Lunitti adiantou ontem que pretende encaminhar projeto para dar o nome de José Carlos Schiavinato ao Hospital Regional, em obras.

 

Suplente

Valdir Rossoni (PSDB) assume nos próximos dias a vaga deixada por Schiavinato na Câmara dos Deputados. O PSDB do Paraná não tinha conseguido eleger nenhum deputado federal em 2018.

 

São Pedro

Outro ex-prefeito da região que morreu foi Francisco Dantas de Souza Neto, que foi eleito prefeito três vezes em São Pedro do Iguaçu. Chiquinho, como era conhecido, faleceu na madrugada de quarta-feira (14), aos 54 anos, por complicações da covid-19.

 

Representatividade

Chegou a vez de os prefeitos testarem seus deputados estaduais. O pacote de meio bilhão de reais lançado ontem pelo governador Ratinho Junior (veja mais na página 7) vai depender da força política e da representatividade. Sem dúvida, um bom ensaio para as eleições do ano que vem, especialmente para definir apoios.

 

Vídeo brasileiro pede ajuda

Um vídeo de pouco mais de três minutos foi enviado a milhares de contatos no exterior pedindo ajuda internacional para o Brasil no combate à pandemia, especialmente vacinas. A iniciativa é do grupo Unidos pela Saúde contra o Colapso. Entre seus integrantes, 90% são profissionais de saúde de todas as regiões do País, e os demais são empresários, jornalistas, publicitários e até o vice-presidente da República, Hamilton Mourão. “Queremos sensibilizar a comunidade internacional. Sabemos que existe uma corrida global por vacinas, mas nossa situação é tão assustadora que valeria aos outros países, em termos de saúde global, ajudar aqui”, afirma o epidemiologista Pedro Hallal, citando que o País virou uma “fábrica de variantes”. Há ainda um pedido de ajuda econômica para evitar a fome. Veja o vídeo pelo QR code.