Política

Informe da redação: reunião motivacional de Bolsonaro, estado de calamidade e os jovens na política

Informe da redação: reunião motivacional de Bolsonaro, estado de calamidade e os jovens na política

Jovens na política

O vereador Dionathan Santos (PL), com 22 anos, foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Ibema para o biênio 2021-2022. O estudante de Direito é o mais novo na história a ocupar o cargo na cidade. “Sou vereador pela primeira vez, mas conheço bem como funciona a gestão pública. Com 18 anos fui aprovado em um concurso público administrativo em Cascavel e, desde então, atuava diretamente com os trâmites administrativos”, conta. A Câmara de vereadores de Ibema é formada por nove vereadores. O atual presidente foi o mais votado do PL, e o quinto mais votado da cidade.

 

Reunião motivacional

O presidente Jair Bolsonaro reuniu ontem 17 ministros do governo federal para tratar do plano de vacinação contra o novo coronavírus. Entre eles estava o ministro da Economia, Paulo Guedes, que está oficialmente de férias e só voltaria ao trabalho na semana que vem. Segundo a rede de TV CNN, alguns presentes no encontro explicaram que a ideia era transmitir “motivação” para a equipe de ministros. “Foi uma reunião para motivar, para pedir para todo mundo arregaçar as mangas esse ano”, afirmou um dos integrantes da equipe.

 

Estado de calamidade

Tramita no Senado projeto que trata sobre a continuidade do estado de calamidade, agora com validade até 30 de junho de 2021. O estado de calamidade em decorrência da crise provocada pela pandemia do coronavírus se encerrou dia 31 de dezembro, conforme previsto no Decreto Legislativo 6/2020. O estado de calamidade permite maior poder de investimento por parte do poder público, sem os riscos jurídicos previstos em lei.

 

Curioso

Os deputados Arthur Lira (Progressistas-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP) estão hoje em campos opostos na disputa pela presidência da Câmara, mas o histórico de votações mostra que eles costumam ficar do mesmo lado no plenário. Em dez das principais votações dos últimos dois anos, ambos votaram a favor de projetos do Governo Jair Bolsonaro em oito oportunidades, como a reforma da Previdência e a medida provisória da liberdade econômica, segundo levantamento do Estadão.

 

Carbono Eficiente

A Copel passou neste mês a integrar o ICO2 (Índice Carbono Eficiente) da B3, a Bolsa de Valores oficial do Brasil. Com isso, a companhia de energia se insere em um rol de empresas que a B3 avalia como em fase de “preparação para uma economia de baixo carbono”. O ICO2 tem 58 empresas listadas, selecionadas de acordo com suas políticas na redução de danos ambientais (o carbono, CO2, é a principal causa do efeito estufa).

 

Transparência I

​O TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado) aferiu, pelo segundo ano consecutivo, o ITP (Índice de Transparência da Administração Pública) dos portais da transparência dos 399 municípios do Paraná. Os números evidenciam que, motivadas pela aferição, as prefeituras realizaram um esforço considerável para adequar seus sites às previsões fixadas na Lei de Acesso à Informação e em outras normas aplicáveis ao tema.

 

Transparência II

A primeira prova disso foi o aumento do percentual médio de cumprimento dos critérios do ITP pelos portais. Enquanto em 2019 esse índice foi de 64%, em 2020 chegou a 69,1%. Além disso, mais do que quadruplicou o número de sites com nota superior a 90%, que passaram de dois para nove, e quase quintuplicou a quantidade de portais com pontuação entre 80% e 90% – agora são 47, contra dez ano passado.

 

Ranking

Nova Tebas teve a maior pontuação no Estado: 94,82%. Entre os mais populosos, os mais bem colocados foram Paranaguá (90,49%), Maringá (87,63%), Londrina (82,76%) Cascavel (81,59%), Foz do Iguaçu (73,98%), Colombo (73,91%), Ponta Grossa (72,75%) e Guarapuava (70,02%).