Opinião

Informe da Redação: Reunião da Amop, retrocesso e concessão do PNI

Informe da Redação: Reunião da Amop, retrocesso e concessão do PNI

Reunião da Amop

Os prefeitos da região oeste se reúnem na manhã desta sexta, na sede da Amop, em Cascavel. A maior parte do encontro deve ocorrer a portas fechadas, sem a presença da imprensa. A expectativa é quanto à definição sobre o cumprimento do decreto estadual que entra em vigor nesta sexta e amplia o toque de recolher (das 20h às 5h) e prevê o fechamento de todas as atividades não essenciais aos domingos. A Amop deve orientar pelo cumprimento do decreto, mas a decisão é de cada prefeito. O encontro começa às 9h30.

 

Pauta

Além da covid-19, que deve incluir as experiências locais sobre o enfrentamento à pandemia, a pauta inclui o Sisaf (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Animal) – programa do Sebrae e do IDR – e Cidades Empreendedoras, do Sebrae.

 

Uma hora a mais

O governo do Estado decidiu ampliar em uma hora o funcionamento de restaurantes, bares e lanchonetes dentro do pacote de medidas mais restritivas para enfrentamento da pandemia de covid-19. As determinações passam a vigorar nesta sexta-feira (28). Esse grupo comercial poderá ficar aberto até as 21h. A venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, contudo, seguem permitidas apenas até as 20h, mesmo horário do chamado toque de recolher.

 

Retrocesso

A vereadora Olinda Fiorentin classifica de retrocesso a proposta de extinguir a Secretaria de Políticas para Mulheres de Toledo, enviada à Câmara pelo Beto Lunitti. “Não me conformo com mais essa tentativa de desconstrução da Secretaria de Políticas para Mulheres… Parece que, para os governos, é um peso manter uma secretaria especializada em políticas para mulheres. No passado foi preciso muita luta para mantê-la e, desta vez, não será diferente”, ressalta a vereadora.

 

Concessão do PNI

A mobilização pelos questionamentos da concessão pretendida do ICMbio/BNDES no Parque Nacional do Iguaçu terá a adesão da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional. A minuta entregue pelo prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, chegou às mãos do deputado Goura, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, e aos senadores Fabiano Contarato e Alvaro Dias, titulares da Comissão do Meio Ambiente no Senado. Contarato é coordenador Frente Parlamentar Ambientalista do Senado.

 

Ex-presidentes assinam carta de apoio

Voltando a falar da Amop… Reunidos na sede da entidade ontem, ex-presidentes da entidade municipalista oestina assinaram a “Carta de Apoio das Lideranças Municipalistas” que expressa apoio ao governador Ratinho Junior nas negociações envolvendo a renovação dos contratos de concessão de rodovias pedagiadas do Paraná. No documento, destacam o empenho, o posicionamento e o trabalho na luta por uma modelagem de concessão de rodovias que contemple critérios justos e benéficos para à população, em substituição da primeira proposta trazida pelo Ministério da Infraestrutura e rejeitada por todos os paranaenses. A carta conclama ao governador que a licitação seja feita por meio de disputa por menor preço, sem outorga, com garantias de execução de obras, sem limite de desconto e com inclusão de obras estratégicas, como o Contorno Norte de Cascavel, e a exclusão de praças de pedágio prejudiciais à região, redução do degrau tarifário e transparência em relação a todos os elementos de custos estimados, para obras e operação, a fim do povo do Paraná decidir o que é prioritário e importante para seu futuro.