Cotidiano

Informe da Redação: Reajuste na tarifa da Sanepar; Bivar pré-candidato e mais

O reajuste deriva do resultado da Revisão Tarifária Periódica

O presidente do PSL, deputado Luciano Bivar, após encontro com o presidente Jair Bolsonaro para levar o projeto do governo de reforma da Previdência ao Congresso Nacional
O presidente do PSL, deputado Luciano Bivar, após encontro com o presidente Jair Bolsonaro para levar o projeto do governo de reforma da Previdência ao Congresso Nacional

Informe da Redação

 

Reajuste na Conta

A Sanepar informou que o conselho diretor da Agepar homologou um reajuste tarifário de água e esgoto em 4,963%, com aplicação da tarifa média de R$ 5,9488/m3. O reajuste deriva do resultado da Revisão Tarifária Periódica. O reajuste entrará em vigor em 17 de maio de 2022.

 

Pesca Artesanal

A Assembleia Legislativa do Paraná realiza na segunda-feira (18), às 9 horas, uma audiência pública sobre pesca artesanal. Proposta pelo deputado estadual Goura (PDT), o evento será realizado de forma on-line e tem como principal objetivo ouvir as demandas dos pescadores do Litoral Paranaense. A transmissão será feita pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo.

 

Contratações Públicas

O deputado estadual Paulo Litro (PSD) protocolou um projeto de lei que visa instituir boas práticas de transparência em contratações públicas no estado do Paraná. O texto estabelece que todas as contratações públicas, inclusive as que se fizerem por meio de dispensa de licitação, devem ser publicadas, além dos meios oficiais, em contas de mídia e rede social de responsabilidade do órgão contratante.

 

Transparência

O projeto de lei determina que as divulgações contenham link direto para acesso de toda a documentação relacionada à compra pública, incluindo o edital na íntegra e seus anexos. A proposta seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná e, caso seja aprovada, passará pelas Comissões temáticas antes de ir para votação em Plenário.

 

Alep de Luto

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná lamentou a morte, aos 63 anos, do ex-deputado Carlos Simões ocorrida na noite de quarta-feira (13) em razão de um acidente automobilístico ocorrido na rodovia BR-116, Região Metropolitana de Curitiba.

 

Edital Publicado

O Governo do Paraná publicou o edital de licitação para concessão de pátios veiculares do Detran-PR e da Polícia Militar do Paraná. As propostas devem ser entregues no dia 22 de junho, das 9h às 12 horas, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A expectativa é que a concessão gere uma economia de R$ 7,6 milhões ao Estado.

 

Sem Cassação

A Câmara de Foz do Iguaçu rejeitou por 8 a 6 a o pedido de cassação contra o vereador Admilson Galhardo (Republicanos). O parlamentar foi acusado por um ex-assessor de praticar o esquema de rachadinha. Contudo, como foi rejeitado o pedido, a representação foi arquivada.

 

Transporte Coletivo

Os vereadores de Foz do Iguaçu reiteraram as cobranças do serviço de transporte coletivo urbano em Foz. Entre as cobranças, estão requerimentos solicitando o tempo de vida útil dos veículos e o estudo para a realização do novo contrato, já que o atual é emergencial e finaliza ainda nesse ano.

 

Biopark

O prefeito de Toledo, Beto Lunitti assinou a documentação permitindo a implantação do Centro Industrial Arno Donaduzzi, a primeira área industrial do Biopark. A primeira fase era mista e este novo zoneamento permite a instalação de indústrias e comércio na área do Biopark.

 

Sai Moro e entra Bivar

Durante reunião da executiva nacional, o União Brasil (UB) decidiu lançar o nome do deputado federal Luciano Bivar como pré-candidato à Presidência da República. A decisão ainda tem caráter provisório e precisa ser chancelada durante convenção do partido para que Bivar seja candidato nas eleições de outubro.