Política

Informe da redação: reabertura das fronteiras, pior junho na arrecadação federal e #Mandetta2022

Ponte fica fechada

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, parece irredutível sobre a reabertura das fronteiras. Segundo ele, não há data definida, o critério será a situação dos vizinhos. “As fronteiras continuarão fechadas até que se aplaine a curva de contágios principalmente no Brasil. Nós temos a obrigação moral de cuidar de nosso povo”, afirmou, segundo o jornal Última Hora. Ele citou ainda Cidade do Leste como uma das cidades com mais casos. A Ponte da Amizade está fechada desde março, passando apenas veículos de cargas sob rígida fiscalização. Até ontem, o país tinha cerca de 4 mil infectados e 36 mortes causadas pela covid-19.

Pior junho

O ano de 2020 tem sido de registros históricos. O mais recente é o de “pior junho” na arrecadação federal. O adiamento no recolhimento de tributos e os efeitos econômicos da crise levaram ao ingresso de R$ 86,258 bilhões nos cofres da União mês passado, um tombo de 29,6% em relação a junho de 2019, já descontada a inflação no período. O resultado é o pior para o mês desde 2004, quando a arrecadação em valores atualizados somou R$ 78,693 bilhões.

Orquídeas e peixe

A Prefeitura de Maripá e a Comissão Central Organizadora resolveram adiar a tradicional Festa das Orquídeas e do Peixe, que seria realizada de 28 a 30 de agosto, para uma data em novembro, provavelmente de 20 a 22. Caso a situação ainda não esteja controlada até lá, o evento será cancelado.

Elas vêm aí

Com todo direito de brigar por seu espaço na política, mulheres de Cascavel estão bem organizadas. Em encontro de formalização da Executiva Municipal, Mulheres Republicanas levantaram a possibilidade de ter uma pré-candidata à Prefeita de Cascavel.

Planejamento

O objetivo das Mulheres Republicanas é avançar na construção de programas e projetos que valorizem a mulher em Cascavel e fortalecer as ações para as eleições de 2020. O grupo anseia a eleição de, pelo menos, uma mulher para a Câmara Municipal e não tira os olhos do prédio da quadra ao lado.

CPMF digital

Para quem duvida da proposta de uma CPMF versão digital, olhe esta: o BC (Banco Central) lança em outubro um sistema de transações instantâneas, chamado PIX, e já começou a incentivar empresas e pessoas físicas a aderiram à plataforma. O PIX começou a ser testado neste mês e entrará em vigor em novembro em todo o País, mas já será aberto a adesões em outubro. A estimativa é de que esse sistema processe mais de 4 mil transações por segundo, tudo virtual. Fácil, não? A informação é de O Antagonista.

Feioso X Cruel

O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem dito a seus interlocutores que a criação de uma nova CPMF será a disputa entre o “feioso” contra o “cruel”. Para Guedes, o “feioso” (tributo sobre pagamentos digitais) trará competitividade para o setor privado na medida em que permitirá a eliminação gradual do imposto “cruel”, a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento.

#Mandetta2022 ?

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta admitiu ontem que pode ser candidato a presidente nas eleições de 2022. Afirmação foi feita em entrevista ao canal BandNews TV. “Em 2022, eu vou estar em praça pública lutando por algo em que eu acredito. Se o Democratas [seu partido] acreditar na mesma coisa, eu vou. Se o DEM achar que ele quer outra coisa, eu vou procurar o meu caminho. Eu vou achar o caminho. Como candidato, ou carregando o porta-estandarte do candidato em que eu acreditar. Mas que eu vou participar ativamente das eleições, eu vou”, declarou.

Mandetta & Moro

Deputado federal por dois mandatos, Mandetta vislumbra uma chapa com o também ex-ministro Sergio Moro. Só que, na visão dele, o plano mais ideal seria ele a presidente e Moro a vice, porque diz ter mais traquejo com a coisa que seu ex-colega.