Política

Informe da redação: Ratinho Junior, melhor político e Adeus, Severino

Tempo de agradecer…

A Amop postou ontem em suas redes sociais uma mensagem de agradecimento ao governador Ratinho Junior. Depois de quase 15 dias esperneando por conta da quarentena imposta pelo Estado na região, os prefeitos divulgaram a nota explicando que “há o tempo de pedir e também o de agradecer”. Na nota, enaltecem a “decisão sábia” do governador “em validar os decretos municipais de combate à pandemia”. A mensagem ainda faz menção ao secretário de Administração, Marcel Micheletto, que é de Assis Chateaubriand e já foi presidente da Amop, que teria se esforçado para a decisão do governador, e encerra dizendo que “a atitude sensata nos enche de esperança e nos inspira a viabilizar parcerias ainda maiores”.

 

Melhor político

O senador Oriovisto Guimarães (Pode) recebeu o voto de melhor político do Congresso Nacional. Segundo o portal Ranking dos Políticos, a pontuação dos políticos é definida de acordo com os dados obtidos sobre gastos, assiduidade, fidelidade partidária e processos judiciais. “Fechei o primeiro semestre de 2020 como o melhor político no portal Ranking dos Políticos. Só posso agradecer pelo reconhecimento e dizer que vou continuar trabalhando muito e lutando por bandeiras, como: o fim da corrupção e dos privilégios concedidos no poder público”, disse.

 

Adeus, Severino

Ex-presidente da Câmara dos Deputados em 2005, Severino Cavalcanti (PP) morreu ontem, aos 89 anos, em casa, no Recife. Conhecido como Zito, Severino foi deputado federal por três mandatos, deputado estadual por sete mandatos e duas vezes prefeito de João Alfredo, sua cidade natal, no agreste de Pernambuco.

 

Elitezinha

Representante do baixo clero, Severino chegou à presidência da Câmara dos Deputados em 2005, alijando o PT, partido do então governo, do comando da Casa. Renunciou ao mandato sete meses depois para escapar da cassação por suspeita de irregularidades. No discurso de renúncia, citou Euclides da Cunha e culpou a elite parlamentar por sua derrocada: “A elitezinha, essa que não quer jamais largar o osso, insuflou contra mim seus cães de guerra”.

 

Direito e Mídia

Com o tema “Direito e Mídia: quem influencia quem?”, a sétima edição CBDE (Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral) será lançada nesta quinta (16). Promovido pelos institutos paranaense e brasileiro de Direito Eleitoral (Iprade e Ibrade), o evento é o maior do gênero no País. Neste ano, será todo em formato digital. Será possível acompanhar pelo YouTube, a partir das 20h. A inscrição deve ser feita pelo link http://congresso.iprade.com.br/lancamento/. O Congresso será realizado de 17 a 21 de agosto.

 

Acorrentado

E quando dizem que o crédito é facilitado… Depois de mais de 60 horas acorrentado a uma agência da Caixa, e de jejum, o empresário curitibano Arlindo Magrão chegou a um acordo com o banco para obter crédito e manter o funcionamento do bar O Torto, na capital, por mais três meses. Em entrevista à Rádio Banda B, ele afirmou que o banco corrigiu um erro técnico e ele solucionou um impasse na documentação.

 

 

Paraná em foco

A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha ações de combate ao novo coronavírus se reúne nesta quinta-feira (16), às 11h, para discutir a situação da pandemia da covid-19 no Paraná. Os debatedores serão ouvidos por videoconferência. Foram convidados, dentre outros: o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello; o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto; o presidente da Femipa (Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná), Flaviano Feu Ventorim; e o presidente do Cosemspr (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná), Carlos Alberto de Andrade.