Opinião

Informe da Redação: Quem Sai?, Quem Assume?

Informe da Redação: Quem Sai?, Quem Assume?

 

 

Reforma no Govenro

Diante das desincompatibilizações para a disputa de cargos eleitorais, ao longo da próxima semana, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), promoverá uma reforma em seu secretariado. Está certa a saída de pelos menos cinco secretários que deverão concorrer às vagas de deputado estadual e deputado federal.

 

Quem Sai?

Deixarão o governo os secretários Ney Leprevost (Justiça, Família e Trabalho); Marcel Micheletto (Administração e Previdência); Beto Preto (Saúde); Márcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável e Turismo) e Sandro Alex (Infraestrutura e Logística). Sandro Alex e Ney Leprevost voltam à Câmara dos Deputados, já Márcio Nunes e Marcel Micheletto retornam à Alep.

 

Quem Assume?

Os substitutos ainda não são conhecidos, mas já se sabe que uma das pastas está reservada para um deputado estadual que não vai disputar a reeleição. Outra secretaria poderá ficar com o MDB, partido que apoia o governador na sua pré-campanha de reeleição. Em alguns casos, os substitutos serão auxiliares dos atuais secretários.

 

Pacote de Benefícios

O pacote de benefícios para o funcionalismo estadual será enviado na segunda-feira (28) pelo governo Ratinho Junior à Alep. Os policiais civis, militares e bombeiros devem ser os principais beneficiados com reajustes salariais. Os índices dos reajustes ainda não são conhecidos.

 

Transporte Público

O financiamento do transporte público, a aplicação do mínimo constitucional e a reforma tributária foram os temas discutidos em Curitiba, ontem (24), durante a 82ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

 

Posse OAB

A advogada Marilena Winter tomou posse como presidente da OAB Paraná para o triênio 2022/2024 na noite de ontem (24), em solenidade realizada em Curiba. Eleita com 59,68% dos votos na eleição realizada em novembro passado, Marilena é a primeira mulher presidir a OAB Paraná, que no mês passado completou 90 anos de existência.

 

Pobreza Menstrual

A Câmara de Cascavel discute na próxima sessão ordinária o PL n° 4/22, que institui o Programa de distribuição de absorventes higiênicos a mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, em Cascavel. A proposição é das vereadoras Professora Liliam e Beth Leal.

 

Empreendedoras

A primeira rodada de negócios da Acic em 2022 será realizada na noite desta sexta-feira (25). O evento é exclusivo para mulheres empresárias filiadas à associação comercial, que terão a chance de participar e, a partir de um método cuidadosamente elaborado, trocar informações e estabelecer possíveis parcerias e negócios.

 

Rodovia das Cataratas

Abertura dos envelopes para definir empresa que vai duplicar Rodovia das Cataratas foi adiada. A vencedora da concorrência seria conhecida nesta quinta-feira (24), contudo, o DER alterou a para 08 de abril, contudo, não explicou o motivo da mudança.

 

Sem Consequências

O TSE prorrogou a suspensão, por prazo indeterminado, das consequências para os eleitores que deixaram de votar nas Eleições 2020 e não apresentaram justificativas ou não pagaram a respectiva multa.  Com a decisão, o eleitor que não compareceu às urnas em 2020 poderá votar normalmente nas eleições deste ano. A ausência do voto ou justificativa também não vai impedir o cidadão de obter passaporte ou carteira de identidade.

 

Justificativa

Para estabelecer tal medida, o Tribunal priorizou a segurança sanitária, de forma a evitar qualquer medida que acarretasse drástico aumento do comparecimento de eleitores e eleitoras aos cartórios eleitorais para formalizar justificativa eleitoral ou o pagamento da multa por não comparecimento às urnas.