Política

Informe da redação: pronunciamento em rede e vacinas cubanas

Pronunciamento em rede

O presidente Jair Bolsonaro fez pronunciamento no rádio e na TV na noite dessa quarta-feira dizendo que “todos os brasileiros que quiserem serão vacinados” contra a covid-19 neste ano. “O Brasil é o quarto país que mais vacina no planeta. Neste ano, todos os brasileiros que assim o desejarem serão vacinados, vacinas essas que foram aprovadas pela Anvisa”. Ele destacou que ontem o País alcançou a marca de 100 milhões de vacinas distribuídas aos estados. Bolsonaro defendeu políticas adotadas por seu governo, como o auxílio emergencial e a destinação de crédito para pequenas empresas (Pronampe), e celebrou o crescimento de 1,2% da economia no primeiro trimestre. “O PIB projetado para 2021 prevê um crescimento da economia superior a 4%. Só no 1º trimestre deste ano, a economia mostrou seu vigor, estando entre os países do mundo que mais cresceram”. E falou sobre a realização da Copa América, observando que serão adotados protocolos de segurança sanitária.

 

 

Vacinas cubanas

O Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras) registrou ontem interesse na aquisição de 4 milhões de unidades da vacina cubana Abdala, produzida pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB). Prefeitos solicitam oficialmente informações sobre o tempo estimado de entrega das doses, custos e condições comerciais, além do status do processo de aprovação do imunizante. A vacina Abdala é a que está em fase mais avançada entre os cinco imunizantes cubanos em estudo.

 

Amoêdo no páreo

O empresário João Amoêdo aceitou o convite do partido Novo para disputar o Palácio do Planalto pela sigla em 2022. Na eleição presidencial de 2018, Amoêdo ficou na quinta colocação, com 2,5% dos votos válidos no primeiro turno, à frente de nomes como Henrique Meirelles (MDB), Marina Silva (Rede) e Alvaro Dias (Podemos).

 

Investigado

A ministra do STF Cármen Lúcia autorizou na noite de ontem a abertura de um inquérito para investigar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Cármen Lúcia atendeu ao pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República). A acusação é por suposta tentativa de atrapalhar a apuração sobre a maior apreensão de madeira do Brasil, feita na Operação Handroanthus.

 

Renúncia em CDL

O prefeito de Cidade do Leste, Miguel Prieto, anunciou ontem a renúncia da prefeitura da segunda maior cidade do Paraguai, que faz divisa com Foz do Iguaçu. A justificativa de Prieto é para ter mais tempo e disponibilidade para se dedicar à campanha das eleições municipais do dia 10 de novembro deste ano.

 

Quem assume

A renúncia foi apresentada à Câmara Municipal, onde os vereadores elegeram Hugo Benítez para assumir o cargo de prefeito de forma interina até as próximas eleições. Dos nove vereadores que compareceram na sessão ordinária, oito votaram em Benítez.

 

Pelos fundos

E esta? A Polícia Militar precisou de reforços para conter a revolta de moradores de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, na tarde de terça-feira. Os vereadores aprovaram projeto para ressarcimento de verbas, aumentando em R$ 6.680 por gabinete. Os vereadores, cujo salário mensal é de R$ 11.524,80, precisaram sair pelos fundos da Câmara.