Opinião

Informe da redação: Prestação de contas!

Prestação de contas

A Câmara de Cascavel irá votar durante a sessão ordinária de hoje (21), o Acórdão de Parecer Prévio da prestação de contas do prefeito Leonaldo Paranhos nos exercícios financeiros de 2018 e 2019. Os dois Acórdãos receberam parecer favorável na Comissão de Finanças e Orçamento da Casa de leis. A decisão da Comissão foi tomada com base no parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado.

 

Audiência

A Câmara Municipal de Cascavel promove na sexta-feira (24), uma audiência pública para debater as políticas públicas voltadas para mulheres no município. O evento é aberto a toda a comunidade e contará com representantes de vários segmentos organizados. O objetivo da audiência é dar voz as mulheres e verificar quais as principais demandas e reivindicações e ações que o Poder Público deve ser executar com maior urgência.

 

Orçamento

A Prefeitura de Foz do Iguaçu inicia hoje (21), as reuniões sobre o Orçamento Participativo de 2021 na região Sul da cidade. O encontro, organizado pela Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, será na Paróquia Divino Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida, no Ouro Verde, a partir das 18 horas. Durante o evento, que contará com a presença do prefeito Chico Brasileiro e todo o secretariado municipal, a comunidade poderá definir as obras prioritárias para a região, dentro do orçamento de R$ 10 milhões, disponibilizado pelo município.

 

Governador

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), estará em Marechal Cândido Rondon na próxima quarta-feira (22), onde irá participar da inauguração da terceira torre de secagem instalada na planta da indústria da Sooro Renner. O empreendimento é uma expansão da empresa para aumentar a produção de permeado non caking. Além disso, a planta de produção desse permeado é uma das maiores do mundo.

 

Dificuldade I

Levantamento divulgado pelo Datafolha, ontem (20), mostra que a situação econômica do país piorou para 69% dos brasileiros. O número é o terceiro maior já registrado na comparação com pesquisas realizadas em 2015 e 2018. O maior índice havia sido observado no governo Dilma Rousseff (PT), quando esse percentual chegou a 82%. O segundo maior apareceu no governo do presidente Michel Temer (MDB), quando o percentual atingiu os 72%.

 

Dificuldade I

A pesquisa entrevistou presencialmente 3.667 brasileiros em 190 municípios entre os dias 13 a 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O percentual dos que afirmaram ter havido melhora ficou em 20%, enquanto 11% dos entrevistados disseram observar a situação estagnada, isto, é, “ficou como estava”. O Datafolha aponta, ainda, que o impacto negativo é maior entre mulheres e jovens. Cerca de 74% das entrevistadas afirmaram que a economia do país piorou, contra 62% dos homens.

 

Motociata

O presidente Jair Bolsonaro cumprirá quatro agendas no Paraná nas próximas duas semanas. O roteiro começa no dia 24, em Ponta Grossa e Castro, no dia seguinte, sábado, às 10h, Bolsonaro participar de ma motociata em Piraí do Sul, base eleitoral da deputada federal e vice-lider do governo Aline Sleutjes (PSL). No dia primeiro de outubro, Bolsonaro retorna ao Estado, para inaugurar o Aeroporto Silvio Name Junior, em Maringá.

 

Prioridade

O Senado deve se concentrar a partir desta semana, na votação das alterações das regras eleitorais. As propostas sobre o tema precisam ser aprovadas e publicadas até o início de outubro para valer nas eleições de 2022. Um dos textos que está na pauta é a Proposta de Emenda à Constituição 28/2021, que altera a distribuição de recursos do fundo partidário entre os partidos políticos.