Política

Informe da redação: prestação de contas, plano diretor e em Brasília

Integração

A diretoria da Acic se reuniu na manhã de ontem (23) para discutir e validar o planejamento da entidade para 2022. Entre os principais objetivos do próximo ano, a maior integração dos núcleos nas ações desenvolvidas pela Associação. Atualmente, são 31 os núcleos em atividade na Acic, para dar a cumprimento a esse objetivo serão realizados eventos entre núcleos, desenvolvimento de negócios entre empresas de núcleos diferentes, medir índice de satisfação dos participantes e aumentar o número de núcleos.

 

Prestação de Contas

Na tarde de ontem (23), o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, esteve na Câmara de Vereadores do Município para realizar a prestação de contas do Poder Executivo de Toledo do 2° quadrimestre de 2021.

 

Reabertura

Durante a audiência pública, Lunitti adiantou que no próximo dia 16 de outubro, o Município irá reabrir o restaurante popular do Jardim Gisela. Toledo conta com sete restaurantes populares e esse será o último retomar as atividades neste ano, após um período de mais de um ano e meio sem atendimento à população por conta da pandemia da covid-19.

 

Plano Diretor

Na próxima segunda-feira (27), às 19h, será realizada em Toledo a Conferência Municipal da Revisão do Plano Diretor. O objetivo do encontro é apontar as diretrizes que nortearão o planejamento urbano e a expansão da área urbana do Município para os próximos anos. O evento será no Teatro Municipal.

 

Voto útil

A Câmara de Cascavel retomou a Campanha do Voto Útil e remarcou a audiência pública para debater o assunto. O encontro será realizado na sexta-feira, dia 1º de outubro, às 9h no Plenário da Câmara de Cascavel. O objetivo do debate é discutir a importância de eleger o máximo possível de representantes de Cascavel nas eleições de 2022. A bandeira é defendida pelos vereadores Alécio Espínola (PSC) e Dr. Lauri (PROS).

 

Em Brasília

O vereador Edson Souza (MDB) e o reitor da Unioeste, Alexandre Weber, cumprirão agenda em Brasília na próxima semana. O objetivo da viagem a capital Federal é buscar a liberação e recursos junto ao Ministério da Saúde para a instalação de um Centro de Cirurgias Programadas no Hospital Universitário de Cascavel. O CCP deverá ser instalado onde é atualmente a ala de queimados do HU. A expectativa é que o CCP realize até 400 cirurgias eletivas por mês.

 

Concessão

A Agepar aprovou ontem (23), o edital de licitação pública para o serviço de implantação e operação dos pátios veiculares, destinados a abrigar automóveis recolhidos durante fiscalizações pelas autoridades policiais. A licitação será feita por Concorrência, com o menor valor como critério de julgamento. O objetivo da concessão é proporcionar ganho de qualidade na gestão e serviço ao usuário, além de reduzir custos no processo de retenção e armazenamento de veículos.

 

Retomada

O Projeto de Lei 2633/21 que está em tramitação na Câmara Federal prevê a repactuação dos termos de compromisso firmados entre os municípios com o FNDE, a fim de permitir a conclusão de obras de infraestrutura. Cerca de 2.500 obras de escolas, creches conveniadas com o FNDE a partir de 2009, foram paralisadas em razão do não cumprimento do plano de trabalho. O projeto será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário, que aprovou a urgência na tramitação. O projeto é de autoria do deputado federal Ricardo Barros (PP).