Opinião

Informe da redação: Pressão e atraso das aulas

Informe da redação: Pressão e atraso das aulas

Pressão e atraso das aulas

Apesar da especulação durante todo o dia, apenas no início da noite de ontem o governo estadual confirmou o adiamento do ano letivo de 2021 de 18 de fevereiro para 1º de março. Embora a informação oficial seja de “um novo cronograma”, que prevê reforço do ano letivo passado a partir do dia 18 de fevereiro com aulas remotas, extraoficialmente, a causa do atraso teria sido a pressão de prefeitos, que não sabem como resolver o transporte escolar, que precisa reduzir pela metade a ocupação de passageiros. Outra pendência ainda não explicada é a instalação de computadores e internet nas salas para transmissão ao vivo das aulas. O governo informa que já tem todos os equipamentos, mas boa parte das escolas continua sem eles.

 

Sem Carnaval

A Prefeitura de São Miguel do Iguaçu terá expediente normal de trabalho nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, seguindo decisão do governo estadual, que cancelou as folias de Carnaval neste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus.

 

Com folga

Já em Assis Chateaubriand, a prefeitura decretou ponto facultativo na segunda “em razão do feriado de Carnaval dia (16)”, que lá foi instituído por lei municipal. Assim sendo, não haverá expediente interno nos órgãos vinculados à administração municipal.

 

À espera

Muitas cidades da região ainda não decidiram o que fazer com o (não) feriado da semana que vem. Os prefeitos estão aguardando o vizinho. Em Cascavel, foi mantido o feriado na terça, mas na segunda as repartições públicas devem estar abertas. Já a Prefeitura de Foz do Iguaçu suspendeu as festas e o ponto facultativo para os três dias.

 

30 anos de história

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu lançará, em sua Assembleia Geral Ordinária, dia 23 de fevereiro, o livro “Desenvolvimento Regional Conjunto: um sonho, uma realidade”. A obra conta a história de 30 anos de existência da entidade.

 

Polícia Civil

A PCPR (Polícia Civil do Paraná) decidiu manter a data do concurso para prover vaga nos quadros funcionais, prevista para o dia 21 deste mês. A PCPR publicou um edital no qual incluiu um anexo com a Cartilha do Protocolo de Biossegurança. Entre as mudanças está a obrigatoriedade de o candidato permanecer o tempo todo utilizando máscara cobrindo nariz e boca, não será permitido se alimentar no local de prova.

 

Acelera Foz

O Acelera Foz enviará sugestões para o desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu à Câmara de Vereadores, que poderão ser convertidas em projetos, atualização da legislação e demandas a serem defendidas pelo Legislativo. As propostas começaram a ser definidas em reunião da Coordenação Estratégica, na última sexta.

 

Pedágios do oeste

A grita do oeste já chegou a Brasília. O Ministério da Infraestrutura e a ANTT têm tentado explicar que o modelo de concessão das rodovias que cortam o Paraná é o melhor, e que a outorga só vai acontecer em caso de desempate. Contudo, ainda não abriu a agenda para as audiências públicas presenciais, prometidas ainda no mês passado para este mês de fevereiro nas maiores cidades do Estado. Outra questão que chama a atenção diz respeito ao desconto máximo. Na proposta do Ministério, os descontos estão limitados de 15% a 17%. Na última segunda, o secretário Sandro Alex falou em 20% e que estariam pressionando para chegar a 25%. A reportagem questionou o Ministério da Infraestrutura, que disse que tudo continua igual.