Opinião

Informe da redação: Presidência da AMP, CPFs vazados e quarto mandato

Leia o informe da redação

Informe da redação: Presidência da AMP, CPFs vazados e quarto mandato

Weiller na presidência da AMP

A experiência de quatro mandatos de prefeito, dois de vice-prefeito e ainda a atuação destacada como assessor parlamentar no Senado e na Câmara dos Deputados são alguns dos atributos de maior evidência do prefeito de Jesuítas, Junior Weiller, candidato de consenso da região à presidência da AMP (Associação dos Municípios do Paraná). Ele comandou por dois mandatos a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). A eleição da AMP está programada para abril. O atual presidente é Darlan Scalco, ex-prefeito de Pérola. Junior Weiller é um dos vice-presidentes da atual diretoria.

 

Dados vazados

Após o megavazamento de dados de 223 milhões de CPFs, 40 milhões de CNPJs e 104 milhões de registros de veículos brasileiros, dados de algumas das maiores autoridades do País estão à venda na internet, com pacotes a partir de US$ 500. Entre os afetados estão o presidente Jair Bolsonaro e os 11 ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). O hacker oferece informações em 37 categorias, que vão desde o básico até fotos, patrimônio, cheques sem fundo e cadastros no INSS. A categoria “fotos de rostos” inclui arquivos de 2012 a 2020.

 

Obscurantismo I

Ao abrir os trabalhos do ano, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, criticou ontem manifestações de obscurantismo de autoridades do país em relação à pandemia do coronavírus. Ele citou o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Carlos Eduardo Contar, que chamou de “irresponsável, covarde e picareta” quem defende a prevenção à covid-19 pelo isolamento social.

 

Obscurantismo II

“Não tenho dúvidas de que a ciência, que agora conta com a tão almejada vacina, vencerá o vírus; a prudência vencerá a perturbação; e a racionalidade vencerá o obscurantismo. Para tanto, não devemos dar ouvidos às vozes isoladas, algumas inclusive no âmbito do Poder Judiciário, confesso que fiquei estarrecido com a manifestação de um presidente de um tribunal de Justiça menosprezando esse flagelo que abusam da liberdade de expressão para propagar ódio, desprezo às vítimas e negacionismo científico. É tempo valorizarmos as vozes ponderadas, confiantes e criativas que laboram diuturnamente, nas esferas públicas e privadas, para juntos vencermos essa batalha”, disse Fux.

 

De olho

A CGE (Controladoria-Geral do Estado) planeja visitar 90 cidades este ano para verificar a qualidade do atendimento em serviços estaduais que prestam atendimento presencial. A equipe que forma a CGE – Itinerante começou nesta semana a série de viagens, que vai, em paralelo, verificar a entrega e a aplicação das vacinas contra a covid-19.

 

4º mandato

O deputado estadual Ademar Traiano (PSDB) foi empossado ontem para o quarto mandato consecutivo na presidência da Assembleia Legislativa do Paraná, na sessão de abertura do ano no Parlamento estadual. No discurso de posse, Traiano destacou as ações da Casa no combate à pandemia do novo coronavírus. Hoje, o governador Ratinho Júnior (PSD) participa da sessão de instalação dos trabalhos legislativos, fazendo um resumo dos primeiros dois anos de seu governo.