Política

Informe da redação: posse em stand by e a calamidade pública

Posse em stand by

Após suspender sessão solene de homenagens prevista para esta sexta, a Mesa Diretora da Câmara de Toledo cogita rever a solenidade de posse dos eleitos em 1º de janeiro, cujo script já estava até pronto. Em reunião ontem, foi constatada a impossibilidade de manter a posse nos moldes inicialmente planejados devido à aglomeração de pessoas e os vereadores definiram por reavaliar o quadro com a equipe de transição na próxima semana, à medida que evoluem os indicadores da covid-19. Toledo tem o maior número de infectados com o vírus ativo da região. Até ontem à tarde eram 1.109, mais de 40% acima de Cascavel e 30% acima de Foz, que vive o pior momento da epidemia.

 

Calamidade

Apesar da prorrogação da situação de calamidade pública do Estado por mais seis meses, os decretos municipais têm outro trâmite. Como eles tiveram de ser aprovados pela Assembleia Legislativa, por força da Lei de Responsabilidade Fiscal, deverá tramitar por lá qualquer prorrogação, se houver.

 

Representação

O prefeito reeleito de Jesuítas, Júnior Weiller, é candidato a presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), que representa 399 prefeitos do Estado. A eleição será em março de 2021.

 

Apoio

Ontem, Weiller manifestou apoio à atitude do governo do Estado em relação à busca pela vacina contra a covid-19 e disse que “o Paraná fez a lição de casa, manteve as contas em dia e agora pode dar um passo decisivo rumo à retomada do desenvolvimento”,

 

Cláusula de barreira

Partidos que não conseguiram grandes resultados nas eleições deste ano terão que se movimentar para não caírem na chamada cláusula de barreira e perderem acesso aos recursos do fundo partidário e às propagandas em rádio e televisão. Entre os que estão ameaçados, destaque para o Psol, a Rede e o PCdoB. Uma das estratégias possíveis seria a fusão com algum partido maior e então ter mais recursos para a campanha de 2022.

 

Invertida

Ao pressionar o governo contra as provas do PSS, alegando aglomeração desnecessária, a APP-Sindicato acabou dando um tiro no pé. O governo aproveitou o mesmo argumento e suspendeu a eleição para diretores, que chegou a ser marcada para a semana passada, prorrogou alguns mandatos e vai escolher a dedo novos diretores no lugar daqueles que não se ajustaram bem à proposta de ensino a distância. Reclamar pra quem agora?

 

 

 

Maior fronteira de investimentos

Com a aprovação de novos marcos legais e das reformas estruturantes, o ministro da Economia, Paulo Guedes, garante que o Brasil será o país que mais receberá investimentos privados em 2021: “O Brasil será, em 2021, a maior fronteira de investimentos do mundo”, disse durante o lançamento do relatório da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) sobre o Brasil, nessa quarta. Como exemplo, citou a nova Lei do Saneamento, que, segundo ele, pode atrair cerca de R$ 700 bilhões em investimentos privados, levando água para 35 milhões de brasileiros e esgoto para 100 milhões de residências do Brasil. O ministro também defendeu a erradicação do desmatamento ilegal. Para Gudes, a entrada do Brasil na OCDE serviria para reforçar as agendas ambiental, social e de governança corporativa. Guedes acredita que, por já ter atendido 94 dos 245 requisitos para se tornar membro da organização, “o Brasil já está pronto para entrar na OCDE”.