Política

Informe da redação: posse contagiante, protocolo sanitário e mesários

Posse contagiante

Ao menos cinco autoridades que estiveram na solenidade que marcou o início da presidência do ministro Luiz Fux no STF (Supremo Tribunal Federal) contraíram o novo coronavírus. Além do próprio Fux, que recebeu o diagnóstico ainda na segunda, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e a presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Maria Cristina Peduzzi, informaram ontem que testaram positivo. Os outros dois convidados que também estão com covid-19 são os ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Luis Felipe Salomão e Antonio Saldanha Palheiro. Todos passam bem.

 

Protocolo sanitário

O Ministério de Saúde Pública do Paraguai apresentou um “esboço de protocolo sanitário” para a reabertura parcial da Ponte da Amizade. O ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, informou que não há data concreta para isso acontecer, mas a torcida é de que isso ocorra ainda em setembro. “A ideia é abrir uma área específica de Cidade do Leste e isso seria feito com um cordão sanitário, que permitiria o ingresso por questões comerciais”.

 

Mesários

Segundo levantamento do TRE, o Paraná precisa ainda de 7 mil mesários para as eleições de novembro. Pouco mais de 78 mil voluntários se cadastraram para atuar como mesário. Mesmo com o fim do prazo para nomeação, os eleitores podem continuar se inscrevendo. No total, 115 mil pessoas vão atuar em seções e locais de votação dia 15 de novembro.

 

Compliance

A pedido de entidades do setor produtivo, a Câmara de Vereadores de Cascavel fará uma reunião aberta para tratar de um assunto de interesse das empresas locais. O Fórum sobre Compliance será na próxima quarta (23), com início às 15h. A finalidade é, além de apresentar o Projeto de Lei 16/2020, abrir espaço para manifestações e sugestões que possam aprimorar o teor da matéria.

 

Ferroeste em foco

O presidente da Ferroeste, André Gonçalves, é o convidado para a reunião empresarial on-line da Acic do dia 24 de setembro. O encontro será transmitido pelos canais da associação comercial com início às 19h. André vai falar sobre os recentes avanços da ferrovia e projetos de expansão, principalmente a Maracaju (MS). A reunião on-line do dia 24 será conduzida pelo presidente da Acic, Michel Lopes.

 

Devolução

O Instituto Confiancce, a ex-presidente da entidade Cláudia Aparecida Gali e a ex-prefeita de Santa Helena Rita Maria Schimidt (gestão 2009-2012) deverão restituir, de forma solidária, a soma de R$ 1.789.605,31 ao cofre do Município, corrigidos. O Tribunal de Contas do Estado do Paraná também multou, em R$ 1.450,98, cada uma das ex-gestoras. A punição é pelas contas de 2010 do termo de parceria que foram consideradas irregulares. Os recursos apresentados estão em análise.

 

Jogou a toalha

Quem apostou que Edgar Bueno não ficaria fora da campanha, perdeu. Mas por pouco. Já no fim da tarde, o ex-prefeito de Cascavel postou vídeo nas redes sociais se “despedindo” e agradecendo aos inúmeros apelos para que tentasse o quarto mandato.

 

Fim de festa

Ainda em Cascavel… Depois de esnobar o PDT de Marcio Pacheco, o Solidariedade se abraçou com o Progressista que estava à caça de um vice para Inês de Paula. A coligação foi confirmada nos instantes finais do prazo. Pouco antes, alguns outros candidatos a prefeito contavam como certo o apoio do PP.