Política

Informe da redação: pesquisa impugnada, sem Lava Jato e consultas médicas virtuais

Sem pesquisa

Mais uma pesquisa impugnada em Cascavel. O PDT conseguiu que a Justiça impedisse a publicação do resultado da pesquisa Opinião, contratada pela TV Tarobá, que tinha previsão de ser divulgado nesta quinta. Conforme a ação, além de divergências na estratificação por faixa etária e grau de instrução, a pesquisa continha perguntas sobre a gestão do prefeito Leonaldo Paranhos e ao coronavírus, o que parece não ser permitido. Mas não devemos desanimar. A Vox Data, que também teve pesquisa impugnada esta semana, registrou na última terça outra pesquisa, com divulgação programada para a próxima segunda-feira (9).

 

Sem Lava Jato

O presidente Jair Bolsonaro voltou a repetir que em seu governo “não tem Lava Jato” porque a sua gestão é livre de corrupção. A declaração foi feita a apoiadores na manhã dessa quarta-feira (4). “Estamos fazendo o que podemos, com menos recursos, sem desvios, sem corrupção, sem Lava Jato”, disse. “No meu governo não tem Lava Jato, se tiver, a gente vai encarar, vai ver que tá errado e vai tomar as providências. Mas, até o momento, não demos trabalho para a Lava Jato, não”.

 

No Paraná

Por falar no presidente, ele estará nesta sexta no Paraná. Bolsonaro inaugura a Pequena Central Hidrelétrica Bedim, em Renascença, no sudoeste. O horário ainda não foi marcado. Com recursos do BNDES e do BRDE, a usina gerou 800 empregos diretos e indiretos. A PCH Bedin fica no Rio Santana, tem 12 megas de potência instalada, duas unidades geradoras de energia elétrica e capacidade para atender 25 mil residências.

 

Cívico-militar

O Ministério Público do Paraná pediu a suspensão da consulta iniciada na semana passada sobre a criação de 216 colégios cívico-militares no Estado. A portaria, assinada pela promotora Beatriz Spindler de Oliveira Leite, argumenta que “a Secretaria de Estado da Educação não comunicou, em tempo hábil, a nova modelagem de gestão cívico-militar à comunidade educacional local, bem como não comunicou em tempo hábil e razoável a realização da consulta pública”.

 

De volta

Os órgãos da administração pública federal já podem convocar os servidores públicos a retomar o trabalho presencial, desde que atendam algumas regras de prevenção à covid-19. A autorização do “retorno gradual e seguro do trabalho presencial” consta da IN 109, publicada na terça (3) pelo Ministério da Economia, e atinge quase metade de 52 mil servidores públicos federais civis que ainda estão em trabalho remoto.

 

Consultas virtuais

O governo do Estado lança nesta quinta, às 9h, um novo aplicativo para consultas médicas virtuais. Com o Saúde Online Paraná, será possível acessar informações sobre o novo coronavírus e receber atendimento de profissionais da saúde com plantão 24 horas, tanto para buscar orientações relacionadas à covid-19 quanto para outras doenças.

 

Locais de votação

O TRE-PR mudou cinco locais de votação em Foz do Iguaçu. A medida atinge 7.869 eleitores que estão aptos a votar no dia 15 de novembro. A medida foi adotada para atender aos protocolos sanitários e evitar aglomerações no dia da eleição. De acordo com o TRE, Foz terá, no dia 15 de novembro, 477 urnas espalhadas em 63 diferentes locais de votação.

 

Em Toledo

Nesta quinta, às 16h30, o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná, Sandro Alex, acompanhado do diretor da Seil (Secretaria de Infraestrutura e Logística), José Brustolin, serão recebidos na Sala de Reuniões da Prefeitura de Toledo. Na ocasião, devem ser anunciados os investimentos do governo na área de infraestrutura para a região, incluindo as rodovias que serão contempladas com as novas concessões.