Política

Informe da redação: pedido de cassação e fotos antigas de candidatos a prefeito

Pedido de cassação

Após a operação no meio da semana que agitou São Miguel do Iguaçu e levou o prefeito Claudiomiro da Costa Dutra preso preventivamente (ele está na penitenciária de Foz do Iguaçu), a Câmara de Vereadores tem uma bomba nas mãos. Uma moradora da cidade protocolou pedido de cassação do mandato do prefeito e os vereadores devem decidir se abrem ou não processo contra ele na sessão de quarta-feira. Claudio é apontado pelo Ministério Público como coordenador de um esquema de fraude de licitações na prefeitura que existia desde 2013.

 

A vingança

Dizem que as redes sociais não perdoam. O impulso de publicar fotos com “personalidades” pode até render algumas curtidas na ocasião, mas dão bastante dor de cabeça depois. Especialmente no mundo político e em período de eleição. Na última semana, os grupos de WhatsApp políticos de Cascavel esparramaram fotos antigas de candidatos a prefeito e a vereador com algum político condenado ou de uma linha ideológica diferente.

 

Vigilância

Apesar da dimensão que tomou os grupos de Whats, a galera está de olho em tudo o que consegue. Em Medianeira, essa semana já houve ação na Justiça Eleitoral pedindo bloqueio de grupos em função de um vídeo calunioso. Pelo menos essa, a Justiça Eleitoral negou pedido de liminar.

 

Prestação de contas

Nesta segunda, a Câmara e a Prefeitura de Cascavel prestam contas do segundo quadrimestre de 2020 (maio-agosto). A audiência pública começa às 14h e será no plenário da Câmara.

 

Em cima da hora

Os partidos têm até este sábado para homologar as candidaturas para as eleições municipais deste ano. Até as 17h31 dessa sexta, pouco menos de 15,5 mil candidatos a prefeito/vice e 387 mil a vereador haviam se registrado em todo o País. Em Cascavel, tinha registro de cinco nomes a prefeito e de 268 a vereador.

 

Lei Aldir Blanc

Com 20 dias para o fim do prazo de cadastramento, somente 1.047 cidades concluíram seus planos de ações e receberam o dinheiro. Em contrapartida, governo já pagou todos os estados. Isso representa 18,7% do total de cidades que podem solicitar o dinheiro do Ministério do Turismo para socorrer o setor cultural.

 

Paciente Brasil

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta lançou nessa sexta o livro “Um Paciente Chamado Brasil”, no qual conta bastidores do combate à pandemia e do processo de fritura pelo qual passou no cargo por insistir em pregar distanciamento social contra o vírus e se recusar a liberar a cloroquina para tratamento no início da pandemia. O livro faz um relato dos últimos 87 dias em que atuou na pasta, não poupando os desencontros de ideias com o presidente Jair Bolsonaro.

 

Recuperação

E por falar em paciente… O presidente Jair Bolsonaro foi submetido nessa sexta a uma cirurgia para a retirada de cálculo da bexiga denominado cistolitotripsia endoscópica a laser sob anestesia. Em nota, o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, diz que o presidente está “clinicamente estável, afebril e sem dor”. A cirurgia durou cerca de uma hora e meia e o cálculo foi totalmente removido. Segundo o próprio Bolsonaro, o cálculo foi identificado há mais de cinco anos e é “maior que um grão de feijão”.