Política

Informe da Redação: Paranhos quer Centro de Reabilitação; reforma tributária; Toledo enxuga máquina; Atos pró-Bolsonaro

Informe da Redação: Paranhos quer Centro de Reabilitação; reforma tributária; Toledo enxuga máquina; Atos pró-Bolsonaro

Centros de Reabilitação Pós-Covid

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, vai pedir à Secretaria de Estado da Saúde autorização para utilizar duas USF (Unidades Saúde da Família) como Centros de Reabilitação Pós-Covid. A ideia é usar uma das quatro unidades que estão em fase final de construção. A declaração foi feita durante visita às obras da USF Tio Zaca. Acompanhado do secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, o prefeito afirmou que há muitos pacientes que passaram pela covid-19 e apresentam alguns sintomas como perda de visão e de memória, cansaço físico e algum tipo de problema

psicológico. Ele defende que essas pessoas tenham acompanhamento. “Acho que é prudente nós começarmos a fazer esse diagnóstico e depois encaminhar para os profissionais de cada patologia, para não desencadear um problema e, definitivamente, a pessoa tenha que conviver com isso”, explicou Paranhos.

Reforma tributária

O líder do Governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), confirmou a decisão do ministro da Economia, Paulo Guedes, e de lideranças do Congresso de analisar a reforma tributária de maneira fatiada em quatro etapas, tendo como primeira prioridade a aprovação do projeto de lei que reforma o PIS/Cofins, criando em seu lugar a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). O aliado do presidente Jair Bolsonaro defendeu que o Congresso aproveite a reforma para proporcionar “uma tributação mais justa”.

Reforma II

Barros explicou que o atual sistema tributário brasileiro incentiva a exportação de produtos não manufaturados. “Se a soja é processada aqui, há uma tributação; se é exportada, não há. Teria que ser o contrário. Na medida em que um produto para exportação não paga PIS/Cofins, é desonerado, e o produto para o consumo interno é onerado. O processado no país tinha que ser incentivado, gerar empregos, impostos, agregar valor aquilo que vai ser exportado”, disse.

Pró-Bolsonaro I

Diversas cidades da região, a exemplo de Cascavel e Toledo, terão neste sábado, dia 1º, manifestações de apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro. Os manifestantes organizam carreatas.

Pró-Bolsonaro II

Recém-empossado, o tucano paranaense Valdir Rossoni declarou apoio ao presidente Bolsonaro em sua primeira entrevista após assumir a vaga deixada por José Carlos Schiavinatto (PP).

Ciscopar

Os prefeitos e gestores dos setores de saúde dos municípios integrantes do Ciscopar (Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná) participaram, nessa sexta-feira (30), da assembleia para eleição da nova diretoria da entidade. O prefeito de Assis Chateaubriand, Valter Aparecido Souza Correia, foi aclamado presidente da instituição, com o prefeito Beto Lunitti (Toledo) de vice.

Reforma administrativa

Para tornar a gestão pública mais eficiente, com redução de gastos e ampliação dos serviços, o prefeito Beto Lunitti acaba de encaminhar para a Câmara de Vereadores a primeira parte da reforma administrativa a ser implementada na Prefeitura de Toledo. A principal novidade é a redução de cinco cargos de secretariado (1º escalão) nesta primeira etapa. Para que houvesse a diminuição, algumas secretarias municipais foram unificadas, a exemplo de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e de Inovação e Turismo, que resultam na Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico.