Política

Informe da redação: Paranhos em lágrimas, aeroporto e a volta da vereadora Flavia Dartora à Câmara de São Miguel do Iguaçu

Informe da redação: Paranhos em lágrimas, aeroporto e a volta da vereadora Flavia Dartora à Câmara de São Miguel do Iguaçu

Em lágrimas

Acostumado a fazer discursos, especialmente em inaugurações, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, não conseguiu conter as lágrimas ontem, durante a inauguração da Escola da Transparência. “(…) A criança precisa estar aqui dentro, se sentir atraída por essa escola, querer ficar aqui e, inclusive, indagar ‘por que transparência?’. Se uma dessas 500 crianças for tocada por esse objetivo de que aqui tem uma escola chamada Escola Municipal da Transparência… porque aqui, no oeste do Paraná, neste canto do Brasil, tem uma administração que preza pela transparência, pelo combate à corrupção, que fica indignado com as coisas erradas… Não estou dizendo que não falhamos. Nós erramos. Somos seres humanos. Mas nós temos no DNA aquilo que a minha mãe me pediu quando eu saí de casa: que eu não deveria roubar, que eu não deveria usar drogas por onde eu passasse. Quero homenagear a minha mãe, que teve a sabedoria de dizer para mim que eu não poderia roubar. E eu tenho a gratidão de olhar para meus três filhos, para minha esposa, para os meus amigos e dizer que eu sou um político que não rouba, não roubo!”

 

Aeroporto

O secretário Sandro Alex disse que no dia 7 de dezembro volta a Cascavel, desta vez com o ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes, para inaugurar o novo terminal e a ampliação da pista do Aeroporto Municipal.

 

De volta

A Câmara de São Miguel do Iguaçu oficializou a volta da vereadora Flavia Dartora, cassada no dia 27 de fevereiro deste ano por quebra de decoro parlamentar. O ato segue decisão judicial que anulou o processo de cassação e determinou a volta dela, após os desembargadores da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná reconheceram irregularidade no processo. Na publicação, assinada pelo presidente da Câmara, Boaventura João Manoel Motta, consta ainda a determinação de retorno de Giovanni Vissoto ao cargo de suplente.

 

Vacina obrigatória I

O procurador-geral da República, Augusto Aras, encaminhou dois pareceres ao STF nos quais defende que a vacinação obrigatória contra a covid-19 é “uma medida válida no enfrentamento da pandemia caso definida como forma de melhor realizar o direito fundamental à saúde, respeitadas as limitações legais”.

 

Vacina obrigatória II

Na outra, Aras opina pela competência da União para definir sobre a obrigatoriedade ou não da vacinação, podendo os estados determinarem a vacinação obrigatória levando em conta a realidade local ou caso o Ministério da Saúde não atue para garantir a imunização da população de acordo com critérios técnicos e científicos adequados.

 

Devolução

O Instituto Confiancce, a ex-presidente da entidade Clarice Lourenço Theriba e o ex-prefeito de Itaipulândia Sidnei Picoli Amaral (gestor de 4 de novembro de 2011 a 31 de dezembro de 2012) deverão restituir, de forma solidária, a soma de R$ 187.019,99 aos cofres municipais, com correção, determinou o TCE-PR após encontrar irregularidades na parceria. As partes apresentaram recurso.

 

 

Expectativa de vida

A expectativa de vida dos brasileiros aumentou três meses, de acordo com dados de 2019 divulgados pelo IBGE. De 76,3 anos, em 2018, a idade média no País chegou a 76,6 no ano passado. Entre os homens, a expectativa passou de 72,8 para 73,1 anos; e de 79,9 para 80,1 para as mulheres. Para se ter uma ideia, em 1940, a expectativa de vida era de 45,5 anos e, em 2011, era de 74,1 anos, o que dá para ter uma ideia do avanço.