Política

Informe da redação: Paraná em boa situação fiscal, Feder e o teto dos juros

Paraná em boa situação fiscal

Mesmo em tempos de pandemia, o Paraná se manteve no rol dos estados com selo de “bom pagador” pelo governo federal. Com isso, pode continuar a contrair empréstimos com a garantia da União. A capacidade de pagamento (Capag) paranaense segue com nota B – numa escala de A a D. A nova avaliação da nota do Paraná se deu devido à ação apresentada pelo Estado ao Supremo Tribunal Federal pedindo a suspensão de dívidas com a União em decorrência da pandemia. O pedido foi concedido liminarmente pelo STF e os pagamentos devidos relativos ao contrato da dívida foram suspensos por 180 dias. O Paraná apresentou os números requisitados e permaneceu com sua nota em todos os cenários projetados: em Endividamento, poupança corrente e classificação final, nota B, e nota A em liquidez.

 

 

Ratinho testa negativo

O governador Ratinho Junior confirmou ontem que seu teste para covid-19 deu negativo. Ele se isolou e fez o exame na terça, após um assessor ter testado positivo.

 

Feder é todo amor

O secretário estadual da Educação, Renato Feder, declarou em entrevista ao jornal O Globo todo seu amor pelo governador Ratinho Jr. Após afirmar que se sentiu lisonjeado pelos dois convites que recebeu para ser ministro da Educação e que não considera ter sido traído pelo presidente Jair Bolsonaro, Feder disse não ter outras ambições a não ser a de continuar servindo à educação.

 

“Amo o governador”

Declarou: “Eu amo educação e meu trabalho, não penso em outros voos. Meu objetivo é fazer o Paraná ter uma educação de primeiro mundo. Isso move minha vida. Eu amo educação e me empolga muito os projetos que estamos fazendo no Paraná. Amo meu trabalho, amo o governador Ratinho Júnior (PSD), que me apoia. É um governador que fica em cima, me ajuda, me cobra. Não tenho a menor vocação para ser político”.

 

Teto de juros

Na primeira semana de agosto, o Senado votará o projeto de Alvaro Dias (Podemos) que limita taxas em 30% ao ano no cartão de crédito e no cheque especial. “Os juros que estão sendo cobrados estão absurdamente acima do que é tolerável. Outros países já implantaram um teto que pode ser cobrado e isso deve acontecer no Brasil também. Juros que hoje chega a 1.200%, um em cada quatro brasileiros está endividado”, afirma.

 

Auditoria

A CGE (Controladoria-Geral do Estado) identificou irregularidades em contratos e evitou que pouco mais de R$ 2 milhões fossem pagos em compras ou serviços para enfrentamento à covid-19. A auditoria, de caráter preventivo, começou logo que ações urgentes passaram a ser exigidas para combater a propagação do novo coronavírus. Foram analisados 119 contratos de maior valor. Dentre as irregularidades encontradas estavam preço acima do praticado no mercado e sem consulta aos canais oficiais.

 

Pipa com cerol

Brincadeira de criança antiga e até hoje muito popular em países asiáticos e cidades do interior brasileiro, as pipas (ou pandorgas) entraram na mira da lei. O Paraná acaba de proibir o uso de cerol, aquelas linhas em que são colados fragmentos de vidro ou outro objeto cortante, e que podem ser letais. Quem vir alguma assim, deve ligar para o telefone 181.

 

 

MEC ignora consulta a alunos

Apesar do apelo democrático de consultar os estudantes sobre nova data para o Enem, o MEC resolveu sozinho o assunto e agendou para 17 e 24 de janeiro de 2021 as provas do exame, com “reaplicação” em 24 e 25 de fevereiro no caso de algum imprevisto que atrapalhe a realização das provas nas datas definidas, como falta de luz em algum dos lugares que abrigarem o exame. A previsão é de que resultados sejam divulgados em 29 de março. A edição do Enem digital fica para 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A maioria dos estudantes havia escolhido maio para o exame.