Política

Informe da redação: orçamento, 2º turno e mínimo regional

Orçamento

A Comissão de Finanças e Orçamento de Cascavel realiza, nesta segunda, às 14h, Audiência Pública para apresentação e discussão do orçamento municipal para o exercício de 2021. Foram convidados os cidadãos em geral, associações de moradores, as entidades de classe e a sociedade civil organizada para conhecer e debater o Projeto de Lei 114/2020 no Plenário da Câmara, respeitando-se todas as normas de higiene e distanciamento social.

 

2º turno

Neste domingo, mais de 38 milhões de eleitores voltam às urnas para eleger os prefeitos das 57 cidades brasileiras em que a disputa ficou para ser definida no segundo turno. São 18 capitais estaduais e outros 49 municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum dos candidatos obteve a maioria absoluta dos votos válidos para se eleger em primeiro turno.

 

Segundo turno

No Paraná, apenas Ponta Grossa terá segundo turno. Ela também é a única cidade brasileira a ter o segundo turno disputado entre duas mulheres. De acordo com o TRE-PR, 239.611 eleitores estão aptos a votar para eleger a próxima representante do Poder Executivo municipal. O segundo turno terá como candidatas a atual vice-prefeita, Professora Elizabeth (PSD), e a deputada estadual Mabel Canto (PSC).

 

Sem reajuste

O TCE-PR lançou nota esta semana “lembrando” os chefes do Executivo de que o aumento nominal de despesa com pessoal está vedado até o fim de 2021, conforme previsto na LC 173/2020, o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus/Covid-19.

 

Mínimo regional

O salário mínimo regional do Paraná terá um aumento real para os trabalhadores em 2021. O reajuste foi definido em consenso entre representantes patronais e dos trabalhadores durante reunião do Conselho Estadual do Trabalho nesta semana. Os valores devem variar de R$ 1.383,80 a R$ 1.599,40. Um projeto deve ser mandado para a Assembleia e precisa estar sancionado até 1º de janeiro.

 

Sufoco

A água alcançou a cintura dos prefeitos da região, que começaram a pular frente ao avanço do novo coronavírus. Há uma semana, o Jornal O Paraná trouxe como destaque a mobilização de entidades implorando para que ações fossem adotadas para evitar medidas mais duras. Na “época”, falaram ao vento.

 

Bolsonaro em Foz

O presidente Jair Bolsonaro retorna a Foz do Iguaçu na próxima terça-feira, 1º de dezembro. Ele deverá estar no Marco das Três Fronteiras pela manhã. Ele vem participar da solenidade de promoção à graduação de sargento da Escola de Especialistas de Aeronáutica.