Política

Informe da redação: novo Arcebispo, pedágio e o tradicionalista

Informe da redação: novo Arcebispo, pedágio e o tradicionalista

Novo Arcebispo

O Papa Francisco nomeou ontem (22), dom Adelar Baruffi, bispo diocesano de Cruz Alta (RS), como novo arcebispo de Cascavel. A arquidiocese encontrava-se vacante desde a morte de dom Mauro Aparecido dos Santos, em 11 de março deste ano, vítima da Covid-19. Natural de Coronel Pilar (RS), nasceu em 19 de outubro de 1969. Ingressou no seminário aos 15 anos. Possui formação em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e recebeu a ordenação presbiterial em 22 de janeiro de 1995.

 

Pedágio

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), esteve ontem (22) em Marechal Cândido Rondon para acompanhar a inauguração de um empreendimento particular e anunciar obras no município. Na oportunidade, Ratinho foi questionado pela imprensa sobre a instalação de novas praças de pedágio na região oeste, contudo, o governador apenas se limitou a dizer que as praças serão instaladas em rodovias federais. “São rodovias federais, o que nós pedimos para o governo Federal através do Ministério da Infraestrutura é que possa achar a melhor modelagem.”

 

Tradicionalista

O gaúcho Beto Lunitti, prefeito de Toledo, está honrando a tradição rio-grandense e indo trabalhar todos os dias desta semana pilchado. O município de Toledo comemora entre os dias 19 e 25 de setembro a semana farroupilha, com atividades tradicionais todos os dias. Como bom gaúcho, Lunitti não poderia deixar essa data passar em branco e faz uma justa homenagem a terra natal.

 

Doação

O secretário da Transparência e Governança de Foz do Iguaçu, José Elias Castro Gomes, doou a quantia de R$ 82.709,11, referentes aos salários de oito meses, à Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu. Castro Gomes que também é empresário destacou sobre a importância do senso de responsabilidade e de ajudar as pessoas. “Esse valor ajudará a viabilizar exames, tratamentos e aquisições fundamentais para o tratamento da população.”

 

Inadequadas

O Tribunal de Contas do Paraná apontou que as escolas da rede estadual de ensino não estão plenamente adequadas para o pleno retorno presencial das atividades. O apontamento foi realizado com base em uma fiscalização realizada nas instituições de ensino entre julho e agosto deste ano. No relatório, o TCE aponta que a estrutura física das janelas das escolas são inadequadas, pois não abrem completamente, bem como há falta de funcionários para realizar a higienização nas escolas. Entre as instituições fiscalizadas estão escolas de Cascavel e Toledo.

 

Cancelada

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cancelou a agenda de compromissos que teria no Paraná entre sexta-feira (24), e sábado (25), entre eles, uma motociata entre Piraí do Sul e Ponta Grossa. O cancelamento se deu devido ao ministro da Saúde Marcelo Queiroga, ter testado positivo para a covid-19. A Anvisa recomendou ao presidente e todos os membros da comitiva a ficarem em quarentena de pelo menos 14 dias. O cancelamento da agenda foi confirmado pelo líder do governo na Câmara, o deputado federal Ricardo Barros (PP).