Política

Informe da redação: nova sede do Cisop, entrega oficial da escola e férias coletivas

Informe da redação: nova sede do Cisop, entrega oficial da escola e férias coletivas

Nova sede do Cisop

Está agendada para a primeira semana de fevereiro de 2021 a inauguração de uma obra emblemática, paralisada e reiniciada diversas vezes: a sede nova do ambulatório de especialidades do Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná), em Cascavel. Para discutir detalhes sobre o empreendimento, além da instalação de móveis e ar-condicionado, o presidente do consórcio e prefeito reeleito de Boa Vista da Aparecida, Leonir dos Santos, foi recebido ontem pelo prefeito reeleito de Cascavel, Leonaldo Paranhos. Os investimentos somam aproximadamente R$ 15 milhões e a estrutura contará com mais de 4 mil metros quadrados de área útil. “Não foi fácil transformar esse sonho em realidade. Aliás, foi muito difícil e necessária muita luta”, destacou Leonir. “Agora, graças ao empenho dos 25 prefeitos que compõem o consórcio, bem como de secretários municipais de Saúde e colaboradores do Cisop, o resultado é uma bela obra, que muito orgulhará a população da região”.

 

Transparência

Por falar em Paranhos… Hoje ele entrega oficialmente a Escola Municipal da Transparência, construída com recursos da economia das licitações do uniforme escolar. A cerimônia está marcada para as 9h, com a presença do prefeito Leonaldo Paranhos e da secretária de Educação, Marcia Baldini.

 

Férias coletivas

A Prefeitura de Cascavel estará em férias coletivas de 4 de janeiro a 2 de fevereiro, inclusive os temporários vinculados à Secretaria de Educação. Segundo a Secom, não há definição ainda da data da posse de Paranhos, nem se ele também entrará em férias em janeiro.

 

Justificativa

O TSE informou que cerca de 1,9 milhão de eleitores não compareceram às urnas no primeiro turno das eleições municipais do Paraná. O TRE destacou que a ausência pode ser justificada em até 60 dias após a data da eleição, 15 de novembro. A justificativa pode ser feita pelo aplicativo E-Título, por requerimento no site do TSE ou por e-mail à zona eleitoral condizente.

 

Compra de votos

O Ministério Público Estadual de Quedas do Iguaçu e policiais federais da delegacia de Cascavel realizaram ontem busca e apreensão em quatro postos de combustíveis em Quedas do Iguaçu. A ação faz parte de uma investigação sobre tentativa de compra de votos. Conforme as denúncias, candidatos ao cargo de prefeito estariam oferecendo o abastecimento de veículos de eleitores em troca de votos. Há suspeita de que mais de um candidato teria distribuído “vales” para dez litros de combustível.

 

Supersalários

A cada dez salários de magistrados, como juízes e desembargadores, sete estão acima do teto de R$ 39,2 mil no serviço público federal, segundo levantamento apresentado ontem pelo presidente da Frente Parlamentar da Reforma Administrativa, deputado Tiago Mitraud (Novo-MG).

 

Duplicação da 277

O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, participa nesta manhã de encontro com empresários e autoridades. Às 10h, na Acic, ele discute temas ligados à infraestrutura rodoviária e recebe oficialmente projetos para a duplicação de seis quilômetros da BR-277, do posto da PRF até o trevo de São João. O projeto foi custeado pela Acic e pela Cotriguaçu e será doado ao governo estadual.